quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fique Ligado! Confira os acervos disponíveis para consulta ou download na internet

http://www.blogacesso.com.br/
Acessem!!
Fique Ligado! Confira os acervos disponíveis para consulta ou download na internet:

A internet tornou-se talvez o principal meio de difusão e compartilhamento de cultura. Por meio da rede mundial e das atuais tecnologias de reprodução, obras que ingressaram em domínio público alcançam um número de pessoas cada vez maior, assim como obras publicadas sob licenças que permitem seu compartilhamento, reprodução ou visualização online. Com o intuito de ampliar ainda mais a capilaridade das obras na rede, promovendo a democratização do acesso, uma série de instituições disponibiliza acervos de origens e temáticas diversas.


O selo Cultura Acadêmica, da Fundação Editora Unesp, foi criado, justamente, para atender às demandas editoriais da Universidade Estadual Paulista – UNESP e possibilitar novas oportunidades de publicação, em um momento em que a divulgação de pesquisas torna-se cada vez mais necessária. A partir da parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNESP – PROPG, o Cultura Acadêmica lançou a Coleção PROPG-DIGITAL, que publica textos acadêmicos em primeira edição, em formatos digitais e com a possibilidade de download gratuito.


O catálogo da Coleção PROPG-DIGITAL inclui títulos de diversas áreas do conhecimento, desde Artes e Comunicação até Matemática e Medicina, e pode ser acessado no site do selo Cultura Acadêmica.


Lançado no último mês de janeiro, o site naraleao.com.br partiu da decisão da família de Nara Leão de reunir e disponibilizar online todo o acervo da cantora, que completaria 70 anos este ano. Embora o material não possa ser baixado, ao navegar pelo site é possível ouvir as músicas dos 23 discos gravados por Nara. É possível conferir a ficha técnica, as letras das músicas, a arte e os textos publicados nas capas, como o do disco O Canto Livre de Nara, de 1965, escrito por Ferreira Gullar. Além da discografia, o site abriga dados sobre a vida da cantora e seu acervo de fotos e documentos.


No endereço http://www.brasiliana.usp.br/, o internauta poderá acessar o acervo da Brasiliana Digital, composto por livros, documentos, periódicos, mapas e imagens sobre assuntos brasileiros. Mantido pela Universidade de São Paulo, o projeto, que teve  sua fase piloto implantada em 2009, é desenvolvido pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin em parceria com o KNOMA – Laboratório de Engenharia de Conhecimento do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.


A Brasiliana Digital foi pensada como uma biblioteca online que deve servir como instrumento para uma política nacional de produção de conteúdos para a internet. O uso das novas tecnologias para a digitalização do acervo permite a conciliação entre a necessidade de preservação dos originais, que poderiam ser danificados pelo constante manuseio, e a universalização do acesso, uma vez que todas as obras estão disponíveis tanto para visualização no navegador quanto para download. Além disso, a plataforma utilizada pela Brasiliana Digital está sendo desenvolvida em software livre para que possa ser replicada em outros sistemas de biblioteca, com o objetivo de criar uma rede nacional.


O principal portal brasileiro a disponibilizar obras em domínio público encontra-se no endereço www.dominiopublico.gov.br. Lançado em novembro de 2004, com um acervo inicial de 500 obras, o Portal Domínio Público propõe o compartilhamento do conhecimento. Para isso, oferece ao público obras literárias, artísticas e científicas que tenham ingressado em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.


O Portal Domínio Público disponibiliza conteúdos na forma de textos, sons, imagens e vídeos. Entre os destaques da biblioteca estão a obra completa de Machado de Assis, uma coleção de música erudita brasileira, a poesia de Fernando Pessoa, títulos da literatura infantil em português e um vídeo sobre Paulo Freire.


Acesse também


Antologia Enter: antologia online organizada por Heloísa Buarque de Hollanda, que reúne os trabalhos de novos nomes da cultura brasileira.


Project Gutemberg: o site reúne mais de 36 mil livros em formatos digitais para Kindle, Android, iPad e iPhone.


Public Domain Torrents: mais de 800 filmes em domínio público disponíveis para download via torrent (formato de compartilhamento de arquivos via Internet).


Open Library: tem como objetivo criar uma página para cada livro já publicado. Tem disponível mais de um milhão de livros em formato digital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário