quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Rio de Janeiro tem 229 mil crianças e jovens fora da escola

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Rio de Janeiro tem 229 mil crianças e jovens fora da escola:

RIO - O relatório De Olho nas Metas 2011, divulgado nesta terça-feira pelo Todos pela Educação, mostrou que o Estado do Rio ainda não conseguiu cumprir a Meta 1: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola. Segundo o relatório, 229.488 crianças e jovens dessa faixa etária estão fora das salas de aula. A taxa de atendimento no estado, no ano passado, foi de 93,2%. A meta para 2011 era de 95,5%. Secretario de Educação do Estado do Rio, Wilson Risolia reconhece que o número de crianças e jovens fora da escola é “muito alto”:- É um número muito alto. Ter uma criança fora da escola já é um número alto, mais de 200 mil então... É fundamental recuperar essas crianças e jovens e levá-las para a escola. Essa realidade precisa ser enfrentada.

Segundo Risolia, em 2010, a rede estadual fez um diagnóstico dos estudantes matriculados e viu que o índice de reprovação era o maior do Brasil e que os índices de evasão e distorção idade-série eram muito elevados:

- Quando você reprova, estimula o abandono. Além disso, tínhamos turma com alunos entre 15 e 75 anos. Então, para evitar a distorção idade-série, começamos a corrigir o fluxo escolar, criamos reforço escolar para que eles não abandonassem e também fizemos pesquisa para entender as expectativas do jovem em relação ao ensino médio.

Coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara acredita que é preciso saber quem são as crianças e os adolescentes que não estão na escola:

- Elas estão no campo, são indígenas, têm alguma deficiência, são muito pobres? A violência as afasta? Para garantir o acesso, o poder público tem que conhecê-las. E tem que haver política pública que permita que estudem.

Para Risolia, é mais fácil traçar esse perfil no interior, onde visitadores vão até quilombolas e indígenas. Na capital, desde a pacificação de comunidades, já foi possível observar o “fenômeno da volta para a sala de aula”:

- Em algumas áreas, percebemos o retorno do jovem. Mas temos mesmo que identificar, buscar e estimular todos os que não estão na escola.

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