sexta-feira, 16 de março de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 17 a 23 de março

 http://elosdasaude.wordpress.com/

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 17 a 23 de março:
1ª Mostra Literária Periférica
O Rio de Janeiro recebe neste sábado, dia 17, a 1ª Mostra Literária Periférica, na Lapa. A iniciativa resgata textos escritos por moradores da periferia brasileira, que contam o cotidiano das favelas, a perspectiva de seus moradores quanto à sociedade e seus espaços limítrofes, a exclusão social e demonstra formas de resistências para o publico em geral como forma de conscientização político-social. A programação inclui o lançamento dos livros  Acorda Hip Hop, do DJ TR-RJ, Pelas Periferias do Brasil & Poetas do Sarau Urbano, de Oliveira, de São Paulo, e Da Favela para as Favelas, do Repper Fiell, do Rio de Janeiro, e intervenções de DJ Tamy e da grafiteira Una. O encontro acontece na Livraria Kitabu (Rua Joaquim Silva, 17).
Onda Limpa no Recreio dos Bandeirantes
O programa Onda Limpa da Comlurb chega ao Recreio dos Bandeirantes neste sábado, 17 de março. A campanha educativa tem início às 10h, no Terreirão, próximo ao Canal das Taxas, vai convocar moradores e visitantes da comunidade a depositar o lixo para a coleta e entulho. A ação começou sexta-feira da semana passada, com operação de limpeza no canal. A equipe vai percorrer a Rua da Chegada e as avenidas Gilka Machado e Guiomar Novais, levando mensagens de alerta aos moradores por meio de diálogos, músicas e brincadeiras.
Redes de atenção em debate
A organização de redes de atenção em sistemas de saúde pública é tema de debate durante o Seminário Internacional Integração Assistencial em Redes de Atenção à Saúde, que acontece nesta segunda e terça-feira, dias 19 e 20 de março, na Ensp/Fiocruz. O evento apresentará a experiência do Sistema Nacional de Saúde Espanhol e da Comunidade Autônoma da Catalunha na área, de forma a construir referências  para o caso brasileiro. A programação inclui palestras e mesas-redondas sobre o papel da autoridade sanitária; regionalização e descentralização; instrumentos de planejamento; a utilização de contratos e as diferentes estratégias e instrumentos de integração entre provedores; o modelo de atenção, os perfis e as funções dos níveis assistenciais e a articulação entre eles.  As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico: redesras@ensp.fiocruz.br ou no primeiro dia do evento.
Especialização técnica em Saúde Mental
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) recebe até terça-feira, 20 de março, inscrições para o Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Saúde Mental. O curso atende à demanda crescente do campo da saúde mental de uma formação qualificada e crítica para seus trabalhadores,  diante dos desafios presentes no processo de implantação e consolidação da Reforma Psiquiátrica Brasileira. O objetivo é  formar especialistas técnicos de nível médio em saúde mental capazes de compreender e refletir criticamente sobre as redes e instituições de saúde mental e atuar nas equipes de saúde junto ao paciente, à família e na comunidade.O curso tem carga horária total de 200 horas, com aulas às quartas e sextas feiras, de 8h às 17h. Mais informações no site da EPSJV/Fiocruz ou pelo telefone (21) 3865.9865.

Nenhum comentário:

Postar um comentário