quarta-feira, 21 de março de 2012

O nascimento de futuros cientistas em Acari

 http://www.educacao10.syncmobile.com.br/
O nascimento de futuros cientistas em Acari:
Sou professora do Ensino Fundamental, com formação em História, e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro. Como docente da Escola Municipal CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, venho dividir minha experiência com o projeto ‘Cientistas do Amanhã’.
Esse projeto maravilhoso tem proporcionado melhorias consideráveis no processo de aprendizagem dos alunos da turma 1.203, através da leitura dos textos e das experiências propostas – e tem estimulado o interesse e aguçado a curiosidade das crianças para o saber cientifico. A cada dia de aula de Ciências, os alunos me surpreendem com suas perguntas, colocações e produções textuais.
Com esta experiência, as crianças aprenderam o que são hipóteses e, principalmente, a formulá-las. Um exemplo desse desempenho foi o passeio que fizemos aos jardins da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Num dado momento, começou a garoar e o aluno Nicolas disse para eu não me preocupar, pois não nos molharíamos. Perguntei por quê? E ele respondeu que era devido ao fato de as copas das árvores serem muito grandes e cheias. Em seguida, pensou um pouco e afirmou que aquela era a sua hipótese. Os guias da PUC ficaram maravilhados com a colocação do aluno. Ao final do passeio, perguntei à turma se a hipótese do Nicolas tinha sido confirmada ou refutada. De fato ela se confirmou, e não nos molhamos.
Esse projeto tem despertado a consciência ambiental nos alunos e estimulado a interação e o companheirismo entre eles, pois a maioria das atividades é realizada em grupos.
Tem sido fantástico observar as crianças que moram na comunidade de Acari, onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixíssimo, com brilho nos olhos e sonhos de se tornarem cientistas. São essas coisas que me fazem ter orgulho de fazer parte dessa rede e estar diretamente ligada a esse processo.
Profª Gwendolyn Sonia da S. Brathwaite
CIEP Dr. Adão Pereira Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário