sábado, 17 de março de 2012

OPORTUNIDADE - Inscrições para bolsas de estudo em oito países

 http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage

Inscrições para bolsas de estudo em oito países:
Vagas em oito universidadesBrasília, 16/03/2012 - O Programa Ciência sem Fronteiras abre inscrição na próxima semana para estudantes de graduação nas áreas de ciência e de tecnologia interessados em estudar no exterior. São 5.800 bolsas no total distribuídas em universidades da Austrália, Bélgica, Canadá,Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal. A bolsa pode chegar até 12 meses de estudos, que serão depois aproveitados pela universidade brasileira de origem do estudante.
Além do domínio da língua e de estar matriculado em curso nas áreas consideradas prioritárias pelo Programa Ciência sem Fronteiras, o candidato deve ter desempenho acadêmico satisfatório e ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto. As inscrições começam na quarta-feira, 21, e vão até 30 de abril.
Os editais já podem ser consultados na página do Ciência sem Fronteiras na internet. "Com exceção de Portugal, é a primeira vez que o Brasil está encaminhando estudante para esses países", ressalta Geraldo Nunes, coordenador geral de bolsas no exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Há oportunidade de bolsas também para interessados em doutorado na Inglaterra. As inscrições vão até 26 de abril. As universidades de Nottingham e Birmingham oferecem 20 vagas para doutorado pleno e 10 para doutorado sanduíche. O edital já está no ar.
Os projetos de pesquisa do doutorado devem ser em áreas de ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; petróleo, gás e carvão mineral; energias renováveis; biotecnologia; nanotecnologia e novos materiais; biodiversidade e bioprospecção.
Os doutorados nessas instituições diferem da maioria na Inglaterra e têm duração de 36 meses. "Esperamos que esses bolsistas voltem e permaneçam no país por, pelo menos, o mesmo período em que ficaram estudando no exterior com o nosso apoio e contribua com pesquisas em empresas e instituições brasileiras",  o coordenador Geraldo Nunes.
Ciência sem Fronteiras – O programa é uma iniciativa do governo federal e prevê a concessão de 100 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos. O programa é uma parceria entre os ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Capes e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Ouça entrevista com Geraldo Nunes, coordenador-geral de Bolsas no Exterior (Capes/MEC) [sonora: 7'26'']

Nenhum comentário:

Postar um comentário