sábado, 3 de março de 2012

PSE - NSEC06 - Higienizar o aparelho do ar condicionado evita doenças

http://blogdalergia.blogspot.com/

Atenção a higiene do ar condicionado.

Higienizar o aparelho do ar condicionado evita doenças:
Você tem hábito de limpar o ar condicionado de sua casa ou do seu carro? Uma pesquisa mostrou que a resposta é não, na maioria das vezes. Ou então: limpo de vez em quando. Ou ainda: eu lavo o filtro de tempos em tempos...

E o susto é grande quando amostras coletadas de filtros de aparelhos são analisadas, demonstrando a presença de fungos de várias espécies. Estes fungos se acumulam, crescendo nos aparelhos que ficam sem limpeza e quando inalados se acumulam no nariz, na garganta e nos pulmões, podendo agravar as alergias respiratórias. Crianças e idosos estão mais sujeitos a riscos pois costumam permanecer no ambiente domiciliar por mais tempo e tem imunidade mais frágil.

Seguem algumas dicas de limpeza:
  • Lave o filtro que fica na parte da frente dos aparelhos residenciais no mínimo uma vez por mes. Quando estão sujos, reduzem o desempenho do produto e pioram a qualidade de ar que você respira. Lave em água corrente por alguns minutos até ficar limpinho e deixe secar antes de recolocar no aparelho. Se você mora em áreas poluídas, lave o filtro com mais frequencia.
  • Existe um tipo de filtro adicional, capaz de reter partículas muito pequenas. Este dispositivo tem custo baixo e pode melhorar qualidade do ar condicionado.
  • A limpeza completa do aparelho é feita em locais autorizados e deve obedecer a orientação do manual. Mas, um fator que influencia é o tempo de uso do aparelho: se este é utilizado apenas no verão, é importante que na primavera se providencie a limpeza geral e verificação do filtro. Mas, se o seu aparelho é usado permantemente, deve ser limpo com intervalos menores.
  • O filtro do ar no carro deve ser trocado entre três e seis meses. Se o motorista viajar pouco e não rodar muito com o veículo em estradas de terra, a troca pode ser uma vez por ano. Da mesma maneira, periodicamente deve ser realizada a higienização dos dutos de ventilação.

Fonte : G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário