terça-feira, 17 de abril de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 14 a 20 de abril

http://elosdasaude.wordpress.com/

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 14 a 20 de abril:
CAMINHADA CONTRA A DENGUE
Neste sábado, 14 de abril, tem Caminhada Contra a Dengue na cidade do Rio de Janeiro! A atividade é uma iniciativa do Movimento Carioca por uma Cidade Mais Saudável, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), para a mobilização da população para o controle da dengue e a eliminação coletiva de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. A concentração acontece às 8 horas da manhã, em todas as unidades de saúde da cidade. Para participar, compareça ao ponto de encontro mais próximo de sua residência!
PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
A Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) promove nesta terça-feira, 17 de abril, mais uma edição do ciclo de debates Participação e Tecnologia Social em Saúde. A palestra Participação comunitária: o que queremos com isso? será o ponto de partida sobre a participação social em projetos e políticas de saúde. A atividade será realizada de 9h às 17h no salão internacional da Ensp/Fiocruz e é aberta ao público. O evento também será transmitido pela Internet.
JUVENTUDE E HOMOSSEXUALIDADE
Nesta quarta-feira, 18 de abril, o Em Cine – Ciclo de Debates exibe o filme Delicada Atração, que conta a história de dois adolescentes gays e suas relações com a família e a sociedade. Após a exibição, o debate sobre juventude e homossexualidade será coordenado pelo psicólogo Luan Cassal, coordenador adjunto do Projeto Diversidade Sexual na Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Em Cine – Ciclo de Debates é uma iniciativa do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e acontece toda última quarta-feira do mês, de 17h30 às 20h30, na UERJ (Rua São Francisco Xavier, 524, 10º andar, Tijuca). Mais informações pelo telefone  (21) 2334-0872 ou pelo email proadol@uerj.br.
OPORTUNIDADE PARA JOVENS
Estão abertas até 19 de abril, quinta-feira, as inscrições para o Amigo do Seguro, programa de responsabilidade social da Escola Nacional de Seguros, realizado em parceria com a Fundação Mudes. O programa oferece gratuitamente o Curso de Iniciação ao Trabalho, com aulas de Noções de Língua Portuguesa, de Informática, Conceitos Básicos de Seguros, Excelência no Atendimento, Orientação Profissional e Laboratório de Seguros. Após a conclusão da etapa da aula, cuja duração é de cerca de um mês, os estudantes são encaminhados para programas de estágio em empresas do mercado de seguros. No Rio de Janeiro, são 30 vagas disponíveis para jovens entre 16 e 20 anos, que estejam cursando o primeiro ou o segundo ano do ensino médio em escolas públicas, no turno da manhã ou da noite. Os interessados devem enviar o currículo para  ana.furlan@mudes.org.br, com o assunto “Vaga do Amigo do Seguro”.
PARA ENFERMEIROS E DENTISTAS
O Ministério da Saúde oferece bolsas de especialização para atuação de odontólogos e enfermeiros na atenção básica, em municípios onde há carência de profissionais.
A ação foca os profissionais selecionados pelo Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), que atuarão nos pequenos municípios, em áreas de extrema pobreza e nas periferias das grandes cidades, com bolsa mensal no valor de R$ 2.384,82. Com duração de um ano, a especialização terá jornada de 40 horas semanais – 32 em serviço nas unidades básicas e oito teóricas, sob supervisão de universidades parceiras do programa. Estas instituições darão suporte presencial e à distância por meio do programa Telessaúde, coordenado pelo Ministério da Saúde. O edital do curso será lançado até 20 de abril, de modo que os profissionais possam se matricular até o fim do mês. As aulas e o início do serviço começarão em maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário