terça-feira, 10 de abril de 2012

CRECHE MUNICIPAL SÔNIA MARIA ANGEL JONES - SUSTENTABILIDADE

 http://gatinhosunidos.blogspot.com/
Olhem que gracinha!!!
Cuidando do futuro desde o comecinho.

SUSTENTABILIDADE:














Sustentabilidade

    Cuidar, preservar e buscar soluções paraque o nosso planeta não sofra grandes impactos ambientais estão levando o homema refletir sobre como melhorar o meio ambiente e viver sem danificá-lo. Anecessidade de buscar uma educação ambiental já na Educação Infantil, comcerteza ajuda na formação de um cidadão consciente, que enfrentará as situaçõesde degradação do planeta, pensando em desenvolvimento sustentável, com soluçõese atitudes que levem estas crianças a ter um futuro sem grandes impactosambientais.
  Pensando  nisso a Creche Municipal Sônia Maria deMoraes Angel Jones trabalhou a educação ambiental com as crianças, no períodode 08/03 a 16/03/12, vivenciando atitudes de cuidado, preservação,reaproveitamento do lixo e de reflexão sobre a vida do nosso planeta e a suasustentabilidade.    
        Ogrupamento MI (EI 40 e EI 41) elaborou uma oficina de arte usando sucatas paratrabalhar o reaproveitamento do lixo, selecionando materiais que são jogadosfora e que causam a poluição. A turma EI 41 confeccionou um palhaço usando latade refrigerante, papel crepom, papel ofício e cartolina e lã para uma atividadedo DIA DO CIRCO e em outra atividade as crianças produziram uma Joaninha, com papelão(colmeia) que vem na caixa da maçã (sobremesa das crianças), papel glacê etinta guache. Para realizar esta atividade a professora da turma contou ahistória da Joaninha e depois produziu a personagem principal da história comas crianças, auxiliadas pelas agentes auxiliares de creche. A turma EI40 fez umpalhaço usando reaproveitamento do material que é jogado fora: caixa de leite,caixinha de creme dental, rolo de papel higiênico, rolo de papel toalha, copodescartável, papel crepom e lã.        
       O grupamento MII produziu uma horta, tralhoua reciclagem de material que é descartado para fazer um boneco cabeça dealpiste e produziram papel reciclado.A turma do EI 30 produziu uma horta, utilizando garrafa pet, terraadubada recolhida pelas crianças junto com a professora na pracinha perto da creche.As sementes utilizadas foram acelga e feijão. Na atividade de plantio dassementes as crianças observaram como plantar as sementes, o cuidado ao plantar,o período de germinação e o crescimento da plantinha. A turma EI 31 produziu uma hortacaseira, usando garrafa pet, terra adubada e as sementes usadas foram agrião evagem. A professora mostrou para as crianças como plantar, o cuidado que se tere o crescimento, além de mostrar como é fácil montar uma horta caseira. Outraatividade desta turma foi a produção de um boneco cabeça de alpiste, usandomeia cor da pele, serragem, terra e semente de alpiste para fazer o cabelo.Após a confecção do boneco, as crianças regaram com água o boneco e puderam verdepois de alguns dias o resultado: o cabelo feito com alpiste cresceu. E aultima atividade da turma foi a reciclagem do papel. As crianças colocaram amão na massa e produziram papel reciclado usado para produzir a personagem dolivro “O Mundinho”.  
       O tema Sustentabilidade foi trabalhado emnossa creche com muita motivação e entusiasmo por todos que participaram:professores, agentes auxiliares de creche e as crianças.  A curiosidade, o interesse, o questionamentosobre o assunto levado pelas professoras foram aspectos importantes para osucesso desse trabalho sobre educação ambiental. As informações passadasdurante as atividades despertaram um novo olhar com relação ao cuidado quedevemos ter para viver mais e de maneira consciente em relação aodesenvolvimento sustentável e como diminuir os impactos ambientais produzidospelo homem.  Os responsáveis mostramorgulho e satisfação em ver o trabalho produzido pelos alunos expostos nosmurais, as fotos das atividades e da importância dessas informações que acreche trouxe para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário