sábado, 14 de abril de 2012

Educação Inclusiva: qualidade no atendimento aos alunos especiais

 http://ciepzumbidospalmares.blogspot.com/
Educação Inclusiva: qualidade no atendimento aos alunos especiais:
As Classes Especiais atendidas no CIEP Zumbi dos Palmares contam com profissionais dedicados que oferecem um atendimento de qualidade aos alunos. A escola possui três turmas para alunos PNE e uma Sala de Recursos. Além disso, temos alunos integrados em várias turmas de ensino regular. A professora Luciana Conceição é responsável pelas turmas DI 1 e DI 2.  Ela realiza um trabalho voltado para a alfabetização desses alunos que não foram integrado em classes regulares pela necessidade de um atendimento especializado. A professora cria um ambiente que favorece a socialização desses alunos, incentivando-os a interagir com os demais alunos da escola. Sempre que possível, Luciana os leva para participar de atividades junto com outras turmas, como assistir um vídeo, por exemplo. Os alunos também contam com atendimento na Sala de Leitura, com a professora Márcia, aulas de Educação Física e atividades na Vila Olímpica.
A professora Elisabete atende à classe de TGD. Embora seja chamado de turma, cada integrante desse grupo de alunos conta com atendimento individual. O trabalho da professora é voltado para o estímulo da interação do aluno com o mundo exterior. Em sua maioria, os alunos dessa classe são portadores de autismo. Os alunos da classe de TGD são atendidos também pela professora Luciana Dutra, da Sala de Leitura. 
A professora Valéria Alexandre atende aos alunos integrados na Sala de Recursos. Seu trabalho é dar suporte pedagógico aos alunos e orientar os professores no que diz respeito ao atendimento dos mesmos. Mas não se resume a isso. No vídeo que integra esta postagem, Valéria faz uma breve descrição das atribuições do profissional que faz esse tipo de atendimento. Além do depoimento da professora Valéria, temos imagens de várias atividades de nossos alunos especiais, inclusive na Vila Olímpica, onde a professora Gisele, que trabalha há dez anos com alunos especiais, faz atividades que estimulam o desenvolvimento motor. Embora o atendimento seja em grupo, a professora destaca que cada aluno tem suas necessidades específicas, assim o trabalho acaba sendo desenvolvido de forma diveresificada, atendendo a todos também individualmente. 
Todos os profissionais envolvidos na atendimento aos alunos especiais trabalham com muito carinho para que eles tenham  sua auto-estima elevada, superem seus limites e se percebam como parte importante da sociedade


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário