domingo, 15 de abril de 2012

Semana Mundial da Alergia

 http://blogdalergia.blogspot.com/
Semana Mundial da Alergia:
A Organização Mundial de Alergia (Organização Mundial de alergia, WAO) e suas sociedades constituintes promovem a semana de 16 a 22 de abril de 2012 como a Semana Mundial da Alergia, com objetivo de divulgar a mensagem: 

Doenças alérgicas constituem uma preocupação de saúde pública global. 

Por que a alergia é um grande problema em todo o mundo? 
• É comprovado o aumento na prevalência das doenças alérgicas - estima-se que 30 a 40% da população mundial é afetada por uma ou mais doenças alérgicas. 
• Uma grande proporção deste aumento ocorre em crianças e jovens, o que faz presumir que em um futuro próximoesta carga de doenças alérgicas aumente significativamente, na medida em que estes pacientes tornam-se adultos. 
• É fato que também ocorreu um aumento de casos de alergias complexas, envolvendo a participação de vários órgãos, com alta morbidade e produzindo uma maior demanda na prestação de serviços de saúde. 
• O aumento da poluição, variações da temperatura e mudanças ambientais contribuem para o aumento da prevalência de doenças alérgicas relacionadas a fatores ambientais. 
• Tentativas para combater doenças alérgicas em níveis nacionais tendem a ser dispersas. 
Em muitas localidades não existem serviços especializados de alergia, o custo dos medicamentos é alto, além da carência virtual de medidas de esclarecimento e prevenção afetam o controle das doenças alérgicas, diminuem a qualidade de vida e contribuem para o aumento da morbidade e mortalidade nos portadores de doenças alérgicas. 

O que é a Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization – WAO)? 
A Organização Mundial de Alergia (WAO) é uma Aliança Internacional de 89 sociedades de alergia, asma e Imunologia, incluindo a ASBAI organizando atividades de ensino, programas de extensão, simpósios, congressos para alergistas e imunologistas em todo o mundo. 

A organização foi fundada em 1951 e organizou com sucesso 21 congressos mundiais. O WAO também patrocina simpósios científicos nas áreas ao redor do mundo e em desenvolvimento conjunto de patrocinadores dos programas de pós-graduação em alergia e Imunologia Clínica para conferências das associações profissionais de outras especialidades médicas. Leia mais no site da World Allergy Organization.

Determinações:
 - Criar uma abordagem mais integrada e holística para o diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas; 
- Aumentar a consciência pública das doenças alérgicas e sua prevenção; 
- Oferecer um maior nível de educação dos médicos especialistas de cuidados primários de saúde e secundário não orientado a alergia; 
- Preparar estudantes de medicina e outros profissionais de saúde para colaborar com os especialistas em global ou fazer a manutenção de pacientes alérgicas; 
- Estabelecer medidas de controle ambiental, reduzindo a poluição do ar interior e exterior, tabagismo e exposição aos alérgenos e medicamentos; 
- Promover uma abordagem preventiva para doenças alérgicas, enfatizando a importância de prosseguir a investigação sobre as causas das doenças e seu tratamento; 

Objetivo: desenvolver planos de ação nacionais que promovam a prevenção de doenças alérgicas e tolerância imunológica a fim de reduzir o encargo e o sofrimento gerado pelas doenças alérgicas. 

Fonte: livro branco sobre alergia da WAO

Nenhum comentário:

Postar um comentário