domingo, 6 de maio de 2012

Inca lista cânceres que podem estar relacionados ao trabalho

 http://drauziovarella.com.br/
Inca lista cânceres que podem estar relacionados ao trabalho:
O levantamento de Diretrizes para a Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho, publicado pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) na última segunda-feira, dia 30/05/2012, revelou quais são os tipos de tumores malignos que podem estar relacionados com o trabalho e o ambiente profissional. Na lista  dos mais comuns estão diferentes tipos de cânceres de pele, laringe,  pulmão, pele, fígado, laringe, bexiga, mama, leucemia.
Além de fatores reconhecidamente ligados ao aparecimento de tumores malignos, como exposição a radiação solar, agrotóxicos e amianto, o estudo destacou mais 112 substâncias cancerígenas. Dentre elas estão alguns itens aparentemente inofensivos, como poeira de cereais, de madeira e de couro e até mesmo medicamentos (os antineoplásicos).
Algumas profissões, que possuem contato direto com componentes químicos, estão mais propensas a desenvolver esses tumores. Os cabeleireiros, farmacêuticos e, claro, os químicos, estão entre as profissões que apresentam maiores riscos de contaminação.
Ainda de acordo com a publicação, cerca de 46% dos casos de câncer relacionados ao trabalho não são notificados, ou seja, no processo de acompanhamento da doença, não é registrada a relação entre o tumor e o ambiente profissional da pessoa. Isso acontece porque muitas vezes o paciente não faz ideia de que contraiu a doença no trabalho. Dos 113,8 mil benefícios de auxílio-doença por câncer concedidos pela Previdência Social, apenas 0,66% estava relacionado com a profissão.
Lista dos cânceres
Na lista dos tumores que podem estar relacionados com ambientes profissionais estão mais de 19 tipos de cânceres e suasdiferentes linhagens. 

- Pele
- Pulmão
- Mesotelioma de pleura e peritônio
- Bexiga
- Cavidade nasal, sinonasal, nasofaringe, orofaringe, laringe
- Hematológico
- Estômago e esôfago
- Fígado
- Pâncreas
- Mama
- Cérebro e Sistema Nervoso Central
Leia na íntegra as Diretrizes para a Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário