quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pais devem ficar atentos com a demora das primeiras palavras dos bebês

 http://www.blog.saude.gov.br/
Pais devem ficar atentos com a demora das primeiras palavras dos bebês:

Foto: Emma Kim/Corbis Images
Depois de se encantarem com os barulhinhos que os bebês fazem nos dois primeiros anos de vida, os pais podem ficar aflitos se a criança demora a falar as primeiras palavras. Os médicos dizem que não há um período certo para que a criança comece a falar. Segundo a fonoaudióloga do Grupo Hospitalar Conceição do Ministério da Saúde, Andrea Ortiz Côrrea, para que a criança comece a falar é necessário que os pais, avós e irmãos mais velhos falem com ela, pois é ouvindo que ela vai aprender.
A médica pede aos pais que prestem atenção ao desenvolvimento da fala dos filhos pequenos. Andrea Ortiz Correa dá dicas de como identificar se a criança está aprendendo a falar. “O bebê, aos sete meses, precisa estar apresentando um balbucio e brincar com os seus sons. Com um ano, esse bebê já precisa mostrar que compreende algumas palavrinhas. Até mesmo algumas ordens. Ordens no sentido de atira beijinho, dar tchau tchau ou pega tal coisa, ele precisa mostrar compreensão. Porque a compreensão acontece antes da expressão. E precisa ter as primeiras palavras. Após aos doze meses, a um ano, um ano e meio, essa criança já tem que dizer aquilo que é chamado palavra-frase, quer dizer com uma palavra ela já quer dizer alguma coisa. E com um ano e meio ele começa a usar duas palavras para definir esse discurso”.
A fonoaudióloga explica que aos dois anos a criança já deve falar cerca de 300 palavras e que já construa frases com duas e três palavras. A médica alerta que se a criança aos dois anos não fala nada, ela deve ser investigada. Os pais devem procurar o pediatra e, em seguida, o fonoaudiólogo.
Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário