terça-feira, 19 de junho de 2012

FIQUE SABENDO - Saiba o porquê do medo das agulhas na hora da injeção

http://www.blog.saude.gov.br/
Saiba o porquê do medo das agulhas na hora da injeção:

Esse medo é provocado muitas vezes pelo aspecto psicológico. | Foto: Marianna Massey/Corbis
O estudante Rodrigo Nunes tem 20 anos, mas confessa que ainda tem medo de injeção: “Ate hoje, eu prefiro tomar remédio do que ser furado. Eu acho que a recuperação do remédio é bem maior, mas a dor, o medo, só o medo mesmo, me deixa travado, me deixa nervoso, pode ate me machucar, por isso eu prefiro tomar remédio e não injeção.”
Assim como Rodrigo, milhares de pessoas em todo mundo sentem medo de injeção. De acordo com o enfermeiro da Saúde do Trabalhador, vinculado ao Ministério da Saúde, Jadson de Andrade, esse medo é provocado muitas vezes pelo aspecto psicológico: “O medo acontece por experiência negativa que ela já teve anteriormente ou por uma expectativa. Ela espera que aquilo seja bom ou ruim. Quando a experiência foi ruim, ela associa e acha que toda vez vai ser mesmo daquele jeito. E ela já vem com a predisposição de sentir muita dor. Alguns profissionais já falam, olha, vai doer um pouquinho…Então se a pessoa não tem essa expectativa ele acaba colocando involuntariamente.”
Mas o enfermeiro Jadson de Andrade admite que algumas injeções podem provocar desconforto: “Alguns medicamentos feito os oleosos são mais densos, às vezes o volume que se administra é um volume que precisa ser administrado com um volume maior e ai a pessoa sente aquele incômodo.”
O enfermeiro também recomenda que se tiver que tomar injeção, a pessoa tome apenas com um profissional de saúde.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde

Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário