sábado, 2 de junho de 2012

Plataforma da Unicef apresenta avanços no Rio

Estamos chegando lá!!
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br
Entre as principais metas alcançadas, reduções da taxa de homicídio entre adolescentes, acesso de crianças deficientes em escolas regulares e a ampliação da cobertura dos programas de atendimento à saúde da família

30/05/2012  » Autor: Fernanda Good

No Rio, o saldo da Plataforma dos Centros Urbanos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) – conjunto de metas estabelecidas pela instituição em 2008 - foi positivo. A iniciativa, um projeto piloto também implantado em São Paulo, visa acelerar a redução das desigualdades entre crianças e adolescentes.

As principais metas alcançadas, das 20 propostas pela Unicef no Rio, foram as reduções da taxa de homicídio entre adolescentes - 38%, em 2008, para 30,9%, no ano passado -; aumento do acesso de crianças deficientes em escolas regulares - 33,9%, em 2008, para 52,4%, em 2011 - e a ampliação da cobertura dos programas de atendimento à saúde da família - de 22,6% para 62,3%, no mesmo período. O Rio também diminuiu a mortalidade neonatal precoce e o aumento do atendimento em pré-escolas para crianças de 4 e 5 anos.

Para o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, esta iniciativa é muito importante porque, no Brasil, das 19 milhões de crianças, de zero a 6 anos, 16 milhões moram em grandes cidades.

- A Unicef começou a trabalhar em 2008 neste programa e ficamos muito felizes com os resultados do Rio e de São Paulo. Queremos um mundo, neste caso um Brasil, onde cada criança tenha a mesma oportunidade.

Segundo a coordenadora da organização no Rio, Luciana Phebo, os resultados são motivos para celebrar.

- Após a experiência com Rio e de São Paulo, agora, para 2013, nossa proposta é avançar para outros centros urbanos brasileiros.

Com um foco em crianças e adolescentes que vivem em comunidades carentes, foram criados 64 Grupos de Articuladores Locais (GALs) no Rio de Janeiro. Destes, 43 grupos tiveram bom desempenho em seis metas escolhidas entre as 30 apresentadas pelo Unicef e terão seu trabalho reconhecido na noite desta quarta-feira durante a solenidade de encerramento do Primeiro Ciclo da Plataforma dos Centros Urbanos, no Armazém da Utopia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário