sexta-feira, 22 de junho de 2012

SALVE VIDAS - Sua medula óssea pode salvar várias vidas

 http://www.blog.saude.gov.br/
Sua medula óssea pode salvar várias vidas:
Foi por causa de uma inflamação na garganta que o bancário José Robledo Nicolau, de 29 anos, descobriu, em agosto de 2010, que estava com leucemia. Durante cinco meses, ele ficou internado para tratar a doença e em janeiro de 2011 a saúde de Robledo estava recuperada.
As pessoas que já tiveram leucemia precisam realizar um acompanhamento mensal durante 5 anos para que não haja a possibilidade da doença retornar. No último dia 16 de maio, um ano e meio depois do tratamento, o bancário foi informado de que a leucemia havia retornado e que a única chance de cura é por meio de um transplante de medula óssea de uma pessoa compatível. Desde então, Polyana Nicolau, irmã de José Robledo, começou uma campanha para angariar novas pessoas para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). “Quando a gente soube que a única forma de salvar a vida do meu irmão era com um transplante de medula óssea e hoje, no Brasil, não tem nenhum doador de medula óssea cadastrado compatível com a medula do meu irmão, eu decidi fazer uma reunião com amigos e familiares e criei a campanha “Doe medula óssea: uma vida pode estar em suas mãos“, descreve Polyana.
Já no primeiro dia do movimento 70 pessoas se cadastraram no REDOME, mas nenhum foi compatível com Robledo. Mesmo assim, a irmã do bancário não desiste. Ela sabe que a ação não vai beneficiar apenas o irmão, e sim as cerca de 1000 pessoas que estão atualmente em busca de um doador compatível de medula óssea. Polyana continua animada e esperançosa em busca de um doador compatível para Robledo.“Com isso não salvo apenas a vida do meu irmão, mas de pessoas do Brasil inteiro. Uma pessoa que vai doar pode ajudar o meu irmão e tantas outras pessoas”.
Seja um doador – Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.A estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é de que em 2012 seja registrados 8.510 casos de leucemia, sendo 4.570 homens e 3.940 mulheres.
Para se cadastrar, basta que o candidato tenha entre 18 e 55 anos e apresente boa saúde. O cadastro pode ser feito em um dos hemocentros dos estados. Na ocasião, será feita a coleta de uma amostra de sangue de 5 ml para testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
Os dados são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. É recomendado, no entanto, que o candidato à doação esteja ciente do que se trata ao fazer o cadastro para evitar desistências ao ser convocado.
Ilana Paiva / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário