quarta-feira, 6 de junho de 2012

SAÚDE NA FESTA JUNINA - CUIDADOS

FONTE: http://www.blog.saude.gov.br/




O indicado é que as pessoas com feridas graves procurem imediatamente o serviço de saúde mais próximo para o atendimento médico adequado. | Foto: Visual Photos
Festas juninas lembram quadrilhas e comidas típicas, além das perigosas fogueiras e dos fogos de artifícios. “Nesta época há um aumento no número de acidentes com queimaduras, o que torna as crianças as principais vítimas”, afirma a coordenadora da Unidade de Queimados do Hospital Cristo Redentor, vinculado ao Ministério da Saúde, Maria da Graça Figueira da Costa.
“A brincadeira de rodar uma palha de aço acesa, por exemplo, é muito perigosa. Com qualquer faísca, os tecidos sintéticos das roupas pegam fogo facilmente”, observa a médica. “Outro perigo é a mistura de bebida alcoólica com a brincadeira de pular fogueira”. Ela adverte que as fogueiras devem ser acesas em área isoladas, assim como os fogos de artifício e rojões, que devem ser mantidos longe das crianças. “É importante lembrar que crianças não podem soltar fogos”, frisa. As fogueiras nunca devem ser acesas com álcool líquido. “Como o álcool é volátil, pega fogo na garrafa plástica. O indicado é usar o álcool em gel”, explica.
Outra brincadeira perigosa das festas juninas, de acordo com a especialista, são os balões. “Quando caem em resíduos vegetais ressecados, muito comuns nessa época, causam incêndios. Perto de estradas causam acidentes de trânsito por causa da fumaça, pois dificultam a visão dos motoristas”, frisa Maria da Graça. “Os foguetes podem atingir a rede elétrica, o cabo pode se deslocar e ir ao solo, causando acidentes graves”, acrescenta.
Perigo no fogão – Caldeirões com milho cozido e canjica também podem apresentar riscos de queimaduras graves em crianças. “É importante deixar os cabos das panelas virados para dentro do fogão. É preciso acender a chama mais forte nas bocas da parte de trás do fogão e evitar que qualquer alimento em cozimento com a criança no colo ou na cozinha”, aconselha a médica.
Como agir – A coordenadora da Unidade de Queimados do Hospital Cristo Redentor recomenda que o ferimento deve ser lavado com água corrente fria. “É indicado evitar tocar na área queimada e não colocar nenhuma substância sobre a lesão, como café, manteiga, creme dental ou clara de ovo. Porque ao chegar ao hospital os médicos têm que tirar todas essas substâncias. Isto é doloroso e às vezes é preciso anestesiar para lavar”, alerta. “Se a queimadura for química, é necessário lavar por muito tempo, até tirar o agente. Se for elétrica, desligar a fonte. É importante que a pessoa que está socorrendo tome cuidados para também não se queimar”, lembra a especialista.
O indicado é que as pessoas com feridas graves procurem imediatamente o serviço de saúde mais próximo para o atendimento médico adequado.
Fonte: Ana Paula Ferraz/ Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário