domingo, 22 de julho de 2012

FIQUE SABENDO - A alimentação deve ser uma aliada na hora de praticar atividade física

 http://www.blog.saude.gov.br/
A alimentação deve ser uma aliada na hora de praticar atividade física:
Na hora de conquistar um físico saudável, não basta apenas praticar atividade física. É importante criar o hábito da alimentação saudável, consumindo de forma regrada todos os grupos de nutrientes, além de hidratação constante.
A nutricionista do Ministério da Saúde Karine Daud explica que na hora de compor o plano alimentar é importante levar em consideração o tipo de esporte que se pratica, a intensidade e a duração. “O que vai fazer a diferença é o seu condicionamento físico prévio e quanto o exercício vai exigir de você. A sua alimentação vai ser definida de acordo com estas informações”.
Então fique ligado: não vale seguir o plano alimentar do seu amigo se vocês não praticam a mesma atividade física, nem estão no mesmo ritmo de execução. O ideal é consultar o nutricionista, um preparador físico e realizar uma avaliação antropométrica (método de investigação nutricional baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global) para que o seu desempenho seja alcançado da melhor forma.
Porém, existem regras que valem tanto para quem está começando a praticar uma atividade física quanto para os já esportistas. “Jejum nunca, independente se você for um amador ou profissional. Também é importante evitar o consumo excessivo de sal, açúcar e gordura. E é essencial dar preferência aos alimentos naturais (frutas, legumes e verduras)”, detalha a nutricionista. Karine ainda ressalta que imediatamente antes do exercício a gordura deve ser evitada. “O metabolismo do corpo não vai acompanhar. Ele vai estar lento e você exige que ele faça um gasto rápido”, explica.

Foto: the food passionates/Corbis
Os cuidados também valem para as crianças. Brincar é muito bom para a saúde. “Há os que não praticam uma atividade física específica, mas o fato de correr, brincar, andar de bicicleta, faz com que as crianças gastem energia. Então nada de ficar em jejum. Tem que se hidratar. E na aula de educação física é pra usar a mesma regra: se alimentar adequadamente para ter um rendimento melhor”, acrescenta Karine Daud.
Depois da atividade física, nada de ficar sem comer. A nutricionista do Ministério da Saúde Karine Daud explica que o ideal é você ter uma alimentação equilibrada e bem distribuída, com todos os grupos alimentares. “Depois do treino, se a gordura que você consumir for azeite, nozes (conhecidas como gordura boa) tudo bem. Mas não vale exagerar. Se você já partir, por exemplo, para a gordura de um bacon, o seu metabolismo vai sofrer para conseguir digerir tudo”.
Não precisa restringir só para uma salada, você pode mesclar com um sanduíche bem equilibrado, um macarrão com carne moída, seja no almoço, lanche ou jantar. Mas o importante é não cometer excessos, hein!
Suplementos – Várias pessoas fazem o uso de suplementos alimentares para substituir alguma refeição. Karine alerta que é necessário alguns cuidados na hora do consumo. “É preciso ver se o suplemento está balanceado na quantidade de vitaminas e minerais necessárias para o corpo”. Para os atletas de alto rendimento, como os que vão participar dos jogos olímpicos em Londres, o suplemento alimentar é indicado para complementar a quantidade de calorias necessárias pelo corpo para conseguir o desempenho desejado.
Karine finaliza: “nos casos mais comuns apenas uma alimentação balanceada é suficiente”.
Ilana Paiva / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário