quarta-feira, 4 de julho de 2012

FIQUE SABENDO - Dor e inchaço articular são os sintomas mais comuns de artrose

 http://www.blog.saude.gov.br/
Dor e inchaço articular são os sintomas mais comuns de artrose:

Foto: Zephyr/Science Photo Library/Corbis
A artrose é o desgaste das cartilagens, estruturas que separam os ossos. A doença atinge com mais frequência joelhos, quadris e pontas dos dedos. A dores pioram no inverno e quando a pessoa faz muito esforço físico.
A dona de casa Maria das Graças Nogueira sofre com o problema. ”Dor, inchaço, e o meu problema é nos dedos dos pés ele vai se deformando.”
O traumatologista do Grupo Hospitalar Conceição, ligado ao Ministério da Saúde, Paulo Henrique Mulazzani, diz que obesidade, diabetes, reumatismo, entortamento dos membros, além da genética são as principais causas da artrose. O especialista dá dicas para amenizar a dor: ”Perder peso é uma das atitudes que faz diferença. Fazer atividade física regular sem impacto, por exemplo, não jogar bola, pulos e não subir muito escada. Mas uma atividade física, por exemplo, como hidroginástica, e uma musculação leve bem orientada pode minimizar a progressão da artrose e certamente minimiza a dor.”
Paulo Henrique Mulazzani diz que não há cura para doença, mas controle. O tratamento da artrose vai desde vitaminas, medicação para dor durante as crises, fisioterapia, uso de calçados com absorção de impacto e cirurgias em casos mais graves.
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário