segunda-feira, 2 de julho de 2012

FIQUE SABENDO - Leite materno também favorece a saúde intestinal dos bebês

 http://www.blog.saude.gov.br/
Leite materno também favorece a saúde intestinal dos bebês:

Foto: Corbis Images
Além de ser a melhor fonte de nutrição para o bebê, o leite materno também favorece a saúde do intestino dos pequenos. Segundo um estudo da Universidade de Londres, uma substância que só é encontrada no leite da mãe previne e recupera problemas digestivos infantis.
É o que explica a pediatra do Hospital Federal Cardoso Fontes, Adriana Proença: “Eles encontraram nesses bebês alimentados no seio materno, uma colonização bacteriana mais ampla do que os bebês que eram alimentados artificialmente, e que essa colonização mais ampla levava também a um sistema imunológico melhor. Então, eles conseguiam lidar melhor com as próprias bactérias que rinham dentro do intestino.”
A jornalista Fernanda Afonso percebeu os efeitos do leite materno logo nas primeiras semanas de vida do filho: “Quando ele nasceu, o leite ainda não tinha descido direito. Então, ele teve que tomar um complemento no hospital, e isso deu muita cólica nele. Ai depois que  acostumou com o meu leite materno, nunca mais teve. Agora, o intestino funciona super bem, ele não teve cólica, ele é uma criança super saudável.”
Segundo a pediatra Adriana Proença, além de preservar a flora intestinal do bebê, o leite materno também protege contra diversas infecções: “As crianças que são amamentadas ao peito vão ter muito menos risco de infecção, vão ter menos risco de ter diabetes, diabetes tipo um, vão ter menos risco de ter asma. Então, realmente, a gente tem que cada vez mais incentivar o aleitamento materno. ”
A Organização Mundial de Saúde recomenda que as mães amamentem os filhos até os dois anos de idade. Para incentivar a amamentação, o Ministério da Saúde possui a Rede Amamenta Brasil, presente em mais de mil Unidades Básicas de Saúde do País.
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário