terça-feira, 24 de julho de 2012

Morango é rico em potássio e vitaminas C e A

 http://www.blog.saude.gov.br/
Morango é rico em potássio e vitaminas C e A:

Foto: Corbis Images
O inverno é a estação dos morangos. Nesta época, a fruta é encontrada com mais qualidade e menos agrotóxicos, sustância química utilizada para controlar pragas nas plantações e aumentar a produtividade da terra. O morango é bastante saudável e além disso tem pouca caloria.
A nutricionista do Ministério da Saúde Maria Penha Ferrer informa que a fruta é rica em potássio e vitaminas C e A. ”O potássio exerce um papel importante na atividade muscular, na transmissão nervosa e na tonicidade muscular. Também tem um papel importante na função renal e na contratação da musculatura cardíaca. Já a vitamina C auxilia no processo de cicatrização atua contra as infecções e auxilia na absorção do ferro no organismo. A Vitamina A, protege o organismo, além de exercer um papel importante na acuidade visual.”
O cultivo do morango exige cuidados. O produtor rural Edilson Magalhães conta que o uso do mulching, um plástico para evitar o contato dos frutos com o solo, é essencial para impedir a desenvolvimento de fungos. ”Tem que ser um solo bem tratado, bem fértil, aí tem essemulching que já é 50% que faz a diferença e o outro mais é o cuidado no manuseio, tem que estar sempre à sombra, tem que colher o fruto com muito cuidado, um a um, e vender imediatamente, pós-colheita.”
O morango faz sucesso em várias receitas. O chef de Cozinha Daniel Vieira Gurgel destaca o risoto de morango, o suco de laranja com morango, sobremesas com calda de morango, geleia, mousse de chocolate com pedaços de morango em cima, e até uma saladinha: ”Como fruta dá para utilizar o morango e a manga. Pode colocar três tipos de alface fica legal, a alface crespa, alface americana e a alface roxa, tomate, pepino, molho de mostarda e mel fica uma combinação boa.”
A nutricionista do Ministério da Saúde lembra que a fruta contêm muitos resíduos de agrotóxicos. Por isso, a especialista orienta consumir morangos com certificação de orgânicos ou em época de safra, quando a fruta precisa de menos agrotóxicos.
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário