sexta-feira, 24 de agosto de 2012

FIQUE SABENDO - Bons hábitos ajudam a manter a visão saudável

 http://www.blog.saude.gov.br/
Bons hábitos ajudam a manter a visão saudável:

Foto: Arman Zhenikeyev/Corbis
Problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia aparecem espontaneamente e prejudicam a visão. Mas existem complicações que surgem por causa de alguns hábitos diários e da falta de cuidado com os olhos. Comprar óculos escuros sem fator de proteção solar, por exemplo, é um risco.
A oftalmologista do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Roberli Bicharra, explica que a lente escura faz com que a pupila dilate, favorecendo a entrada dos raios ultravioleta nos olhos: ”Esses raios luminosos entrando em maior quantidade expõe mais a retina aos efeitos diversos que essa radiação vai trazer. Então é melhor e mais seguro que você use os óculos que tenham o selo da proteção ultravioleta.”
Os óculos de grau vendidos em feiras e camelôs também podem prejudicar a visão. Mesmo assim, a maioria das pessoas que não enxerga bem prefere resolver o problema na barraca do camelô do que ir ao oftalmologista. É o caso do empresário Odone Kuhn: ”Eu não tenho quase tempo. Eu sei que eu tenho uma vista diferente da outra, não deveria estar usando este tipo de óculos, uma das vistas está seno prejudicada, com certeza. Mas agora eu fui em um oftalmologista e ele disse para mim que eu tenho que operar urgentemente a minha vista porque está com catarata.”
Odone fez muito bem quando procurou um especialista. A oftalmologista Roberli Bicharra, explica que as lentes com grau comercializadas sem prescrição médica não provocam problemas sérios, mas impedem a pessoa de corrigir o problema e evitar possíveis complicações: ”A pessoa quando compra óculos de grau no camelô ela está perdendo a oportunidade de fazer um exame oftalmológico. Esse exame poderia identificar um glaucoma, uma alteração ocular por diabetes, uma catarata, uma doença ocular mais grave poderia ser evitada se o exame fosse feito. E também tem outra questão: o grau comprado no camelô não atende todas as pessoas. Ele faz um grau para atendimento de massa.”
Bicharra, explicou também que ler em ambientes com pouca luminosidade e passar muito tempo em frente ao computador não provocam problemas, mas podem provocar alguns desconfortos, como dor de cabeça e indisposição.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário