sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FIQUE SABENDO - AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 1º a 07 de setembro

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 1º a 07 de setembro:
ORGULHO LGBT NA MARÉ
O final de semana é de Orgulho LGBT na Maré. A iniciativa busca sensibilizar moradores, trabalhadores e visitantes da comunidade sobre o tema, promover a reflexão sobre o respeito às diversidades e conscientizar sobre a prevenção das DST/Aids. No sábado, 1º de setembro, a Lona Cultural Municipal Herbert Vianna sediará o desfile das Meninas Trans da Comunidade, a partir das 19h. A programação também inclui show com Kakau de Moraes, drag queens e atividades como a “barraca da prevenção”. No domingo, dia 02 de setembro, a mobilização começa às 10h, com a Feira da Saúde, no Parque Maré. Às 17h, terá início a Parada do Orgulho LGBT da Maré. A passeata sairá da Rua Teixeira Ribeiro, no Parque Maré, e seguirá pelas ruas do bairro até o Parque União, onde haverá uma festa.
DIVERSIDADE NA ESCOLA
Estão abertas as inscrições para o curso Diversidade na Escola, promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Prefeitura do Rio. O curso inclui discussões sobre diferenças, sexualidade, gênero, racismo, cultura, currículo e prática pedagógica. O objetivo é empoderar profissionais de educação atuantes na rede básica de ensino para promover uma reflexão crítica e transformar práticas pedagógicas. Nesta edição, serão formadas duas turmas. Uma terá as aulas na Cidade Nova, entre 18 de setembro e 08 de novembro, às terças e quintas-feiras, de 18h às 21h30. A outra assistirá às aulas na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, entre 15 de setembro e 24 de novembro, aos sábados, de 9h às 16h30.
ARTE, PREVENÇÃO E HEPATITES
Estão abertas até 20 de setembro as inscrições para o concurso Arte, prevenção e hepatites para tatuadores e manicures, promovido pelo Ministério da Saúde. A iniciativa, lançada no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho, premiará manicures e tatuadores por pinturas de unhas e desenhos de tatuagens que abordem a prevenção das hepatites.  As obras inscritas devem focar: a prevenção às hepatites B e C por meio de medidas de higiene e segurança no ambiente de trabalho; o incentivo ao uso de preservativo; os testes para as hepatites B e C; a prevenção da transmissão vertical, exames e tratamento durante o pré-natal, para que a hepatite B não passe da mãe para o bebê. As peças selecionadas serão utilizadas pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde para a criação de materiais e campanhas visando à promoção de práticas seguras e de prevenção em relação às hepatites B e C. Os vencedores também receberão prêmios em dinheiro e um equipamento de autoclave para esterilização dos instrumentos de trabalho. Confira o edital do concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário