quinta-feira, 9 de agosto de 2012

MUITO LEGAL - Cartilha ajuda no combate ao colesterol (mau)

 http://www.blogdasaude.com.br/
Cartilha ajuda no combate ao colesterol (mau):
Você sabe o que é colesterol? O colesterol ajuda na formação de parte das células do corpo e de alguns hormônios, também  protege os nervos e contribui na produção de vitamina D e da bile. Isso mesmo, ele ajuda! Assim como as gorduras, ele não é nosso inimigo. O segredo está em escolher alimentos que aumentam o bom colesterol (HDL) e reduzem o mau colesterol (LDL).
Existem dois tipos de colesterol: HDL (bom), que remove o excesso de colesterol no sangue, reduzindo o risco de acúmulo de gordura nas artérias, e o LDL (ruim), responsável pela formação destas placas de gordura, que prejudicam a passagem do sangue e podem causar doenças cardíacas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem a cada ano em consequência de doença cardiovascular.
08 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) promove a campanha “Brasil – Colesterol na Meta” que propõe um índice máximo de 200 mg/dl para cada pessoa. Para conscientizar a população sem usar termos complicados, a SBC lançou cartilhas que ilustram os cuidados para atingir a taxa ideal com dicas de prevenção e receitas para alimentação saudável. Faça o download da cartilha AQUI

Cartilha SBC
“Níveis de colesterol total acima de 200, LDL (colesterol ruim) acima de 100 e HDL (colesterol bom) abaixo de 40 são um sinal de alerta de que podem ocorrer problemas de saúde”, disse Carlos Alberto Machado, diretor de promoção de saúde cardiovascular da SBC, em matéria do jornal ZeroHora.

Alimentos

Você não faz ideia de como é simples incluir alimentos que colaboram para desenvolver o colesterol bom. Veja algumas dicas da cartilha do que consumir ao longo do dia: 2 colheres de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de aveia, 1 copo (180 ml) de iogurte, 1 copo (180 ml) de suco de uva, 1 tomate, entre outros. Baixe o arquivo e confira também um cardápio completo.
Brasil: pesquisas nesta área
 O professor Mário Maróstica, do Departamento de Alimentos e Nutrição (Depan) da Unicamp, encontrou na casca de jabuticaba um fator que pode ajudar no combate ao colesterol e diabetes.
“A casca de jabuticaba suplementada por 30 dias na dieta de animais reduziu em 50% o colesterol ruim e em 30% os radicais livres em seu sangue. Em outra pesquisa, ela foi capaz de aumentar o colesterol bom dos animais obesos, oferecendo capacidade de reversão da resistência à insulina”, informa o pesquisador, acrescentando que os animais eram saudáveis e receberam de 1% a 2% de casca de jabuticaba na dieta.
6 dicas para prevenir problemas com o colesterol:
- Use óleos vegetais nos alimentos. Azeite de oliva, canola e soja são ricos em gorduras poli-insaturadas. Inclua esses óleos nas preparações de suas saladas, bolos e outras receitas.
- Fuja das gorduras ‘trans’. Nos supermercados, sempre leia os rótulos procurando a quantidade de gordura ‘trans’ nas informações nutricionais. Evite ao máximo.
- Coma pelo menos uma porção de ômega-3 por dia. Procure incluir algum alimento rico em ômega-3, pode ser uma porção de peixe, uma salada com azeite ou canola, um lanche com nozes ou castanhas.
- Escolha carnes magras. Se for comer carne vermelha, procure cortes magros, evitando aqueles excessos de gorduras que acompanham os bifes.
- Prefira leite desnatado. Além de dar preferência para leite com baixo teor de gordura, é importante fazer o mesmo com queijos, iogurtes e outros derivados.
- Pratique exercícios físicos, quanto mais exercício menos colesterol ruim estará presente no seu corpo.

Cartilha SBC
Lembre-se:
• Quem já toma medicação para controlar os níveis de colesterol não deve parar sem orientação médica, pois o seu colesterol retornará aos níveis iniciais.
• O colesterol alto não tem sintomas iniciais, para saber só fazendo o exame de sangue!
• Mulher, homem ou criança, dose sempre o seu colesterol!
Fonte: Unicamp/CECOM (Centro de Saúde da Comunidade)
Para saber como anda o colesterol é muito importante consultar o médico e realizar exames anuais. Os pais devem ficar de olho nas crianças que abusam de guloseimas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário