domingo, 26 de agosto de 2012

UMA INICIATIVA DA DVS 5.1 - A SÍNDROME DE DIÓGENES

 http://cvasrio.blogspot.com/
UMA INICIATIVA DA DVS 5.1 - A SÍNDROME DE DIÓGENES:
O vínculo das Equipes da Estratégia da Saúde da Família proporciona confiança durante o processo de retirada do lixo e também com o acompanhamento contínuo, mostrando que é possível um trabalho intersetorial de qualidade e responsabilidade com o usuário e com a família - DVS AP 5.1 




SOBRE A SÍNDROME DE DIÓGENES

A síndrome de Diógenes (SD) caracteriza-se por descuido extremo com a higiene pessoal, negligência com o asseio da própria moradia, isolamento social, suspeição e comportamento paranoico, sendo frequente a ocorrência de colecionismo. A incidência anual é de 5/10.000 entre aqueles acima de 60 anos, e pelo menos a metade é portadora de demência ou algum outro transtorno psiquiátrico. As principais hipóteses etiológicas são:

1) a condição representaria o "estágio final" de um transtorno de personalidade;

2) a síndrome seria uma manifestação de demência do lobo frontal;

3) a SD seria o estágio final do subtipo hoarding do TOC;

4) a SD seria uma via final comum a diferentes transtornos psiquiátricos, especialmente aqueles associados ao colecionismo;

5) a síndrome seria precipitada por estressores biológicos, psicológicos e sociais, associados com a idade, em indivíduos com traços de personalidade predisponentes.

É conhecido que existem apenas relatos de casos envolvendo tratamentos específicos para a SD, particularmente a risperidona. Por se tratar de condição grave, com elevada mortalidade por problemas clínicos, estudos se fazem necessários para determinar as melhores estratégias de abordagem desses pacientes. Os autores descrevem o caso de uma paciente com SD e fazem uma breve revisão da literatura.

Saiba mais clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário