domingo, 9 de setembro de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 08 a 14 de setembro

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 08 a 14 de setembro:
GRAVIDEZ… UMA QUESTÃO DE ESCOLHA?
Este é o tema da I Mostra de Projetos do Comitê de Gênero da Educação, que acontece nesta segunda-feira, 10 de setembro, de 9h às 17h, no auditório da Editora Florescer (Rua Sacadura Cabral, 144H, Praça Mauá, Rio de Janeiro). A iniciativa apresenta trabalhos desenvolvidos por professores da rede pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, capacitados ou não, que investiram na inclusão de reflexões e discussões sobre gravidez não planejada no projeto político pedagógico das escolas. Nesta segunda-feira, cada Coordenadora Regional de Educação do município do Rio de Janeiro (CRE), apresentará uma experiência na área. O objetivo é promover a troca de experiências entre educadores e o debate sobre como é possível abordar o tema da gravidez nas escolas.
MULHER, CUIDE BEM DE VOCÊ!
De setembro a dezembro, o Instituto Noos promove gratuitamente Grupos Reflexivos de Gênero, para mulheres que vivem ou viveram situações de violência em suas famílias. Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, de meio-dia às 13h30 ou das 18h às 19h30. As incrições devem ser feitas  pelo telefone (21) 2197.1500 ou pelo email noos@noos.org.br. O Instituto Noos fica em Botafogo, no Rio de Janeiro (Rua Álvares Borgerth, 27). Baixe a cartilha Prevenção e Atenção à Violência Intrafamiliar e de Gênero, do Instituto Noos.
CONEXÃO ÁFRICA-MANGUINHOS
O Projeto Cais Manguinhos recebe nesta terça-feira, 11 de setembro, a equipe Território em Transe, que apresentará a proposta de construir, junto com os moradores e os movimentos sociais locais, uma exposição itinerante por Manguinhos sobre a história da ocupação territorial da região e de seus movimentos sociais. A assistente social Nadine Crato Cá,, da Guiné Bissau, também participa da atividade e contará as semelhanças entre o seu país e o território de Manguinhos.  O evento acontece a partir das 15h, na Biblioteca Parque Manguinhos(Av. Dom Helder Câmara, 1184, Rio de Janeiro).
ENSP 58 ANOS
Esta semana, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) completa 58 anos. A programação de aniversário, que acontece de 10 a 13 de setembro, inclui debates sobre uso de drogas e acesso aberto ao conhecimento, além do lançamento de livros, filmes e do festival Prata da Casa, na Tenda da Saúde. Na segunda-feira, dia 10, às 9h30, no auditório térreo da Ensp, a solenidade de abertura recebe o cientista político Luiz Eduardo Soares, para a conferência Drogas, Políticas Públicas e Saúde. Na terça-feira, dia 11, o debate gira em torno do acesso aberto ao conhecimento, com a mesa-redonda Direitos Autorais e Acesso à Informação, Conhecimento e Cultura, às 9h30, no Salão Internacional da Ensp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário