sexta-feira, 21 de setembro de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 22 a 28 de setembro

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 22 a 28 de setembro:
DIA MUNDIAL SEM CARRO
Sábado, 22 de setembro, é o Dia Mundial Sem Carro. A mobilização, que acontece em todo o mundo, busca chamar atenção para outras formas de deslocamento na cidade, de forma mais segura, sustentável e alinhada ao conceito de mobilidade urbana. A Escola Infantil de Trânsito, no Parque dos Patins, na Lagoa, promove um encontro para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre segurança no uso da bicicleta como meio de transporte. Nos dias seguintes, de 23 a 25 de setembro, a cidade do Rio de Janeiro sedia o 2º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – BiciRio. A abertura do evento será marcada por um passeio ciclístico, no domingo, dia 23. A largada será às 9h, no Parque do Flamengo, em frente ao Monumento dos Pracinhas. Saiba mais sobre a Semana Nacional de Trânsito.
RIO SEM RAIVA 2012
Neste sábado, 22 de setembro, acontece a última etapa da campanha Rio Sem Raiva 2012, para o controle da raiva animal por meio da imunização de cães e gatos. Nesta fase, a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) contempla mais de 180 pontos de vacinação, no bairros Saúde, Gamboa, Caju, Santo Cristo, Portuária, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Cidade Nova, Estácio, Santa Teresa, Mangueira, Benfica, São Cristóvão, Praça da Bandeira, Tijuca, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú, Ilha do Governador, Botafogo, Copacabana, Flamengo, Humaitá, Ipanema, Gávea, Leblon, Laranjeiras, Jardim Botânico, Glória, Rocinha, Urca e Vidigal. A meta é vacinar 26 mil animais. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, doença que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado. Ao levar o animal de estimação para vacinar, é preciso tomar algumas precauções. Os cães devem estar com coleira e guia e os gatos devem ser levados em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que têm temperamento agressivo devem estar com focinheira. Para mais informações, consulte a Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.
ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO
O Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Ipec/Fiocruz) promove nesta semana mais uma sessão de aulas abertas que integram o 6° módulo do Curso de Aperfeiçoamento Técnico em Doenças Infecciosas. São dois encontros, nesta terça-feira, 25 de setembro: “As interfaces do serviço social no acolhimento às doenças infecciosas”, com Katia Regina de Oliveira Azevedo Rocha, de 9h ao meio-dia, e “Humanização: um conceito, um olhar, uma atitude e uma política a ser implantada”, com Élida Azevedo Hennigton, de 13h às 17h. As próximas aulas serão nos dias 02 e 09 de outubro, abordando os temas da nutrição, fisioterapia e ética profissional.
ARTE INSANA
O Rio de Janeiro recebe pela primeira vez a Mostra de Arte Insana, de 27 a 30 de setembro, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. A programação é gratuita e acontece de 14h às 21h, com rodas de conversa, oficinas, shows, exposições e muitas outras atividades. O RAP da Saúde participa da festa e apresenta as peças de teatro “Penico de Aladim”  e “Fazenda Santa Cruz” no dia 29 de setembro, sábado. A iniciativa, realizada com o apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), circulará por mais cinco municípios, além do Rio de Janeiro. Confira a programação da I Mostra de Arte Insana do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário