sexta-feira, 14 de setembro de 2012

FIQUE LIGADO - AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 15 a 21 de setembro

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 15 a 21 de setembro:
::::: AGENDA ESPECIAL MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL :::::
Semana Nacional de Trânsito 2012
“Não exceda a velocidade, preserve a vida”. Este é o tema da Semana Nacional de Trânsito 2012, que acontece de 18 a 25 de setembro, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a segurança no trânsito. Alinhada à mobilização da Organização Mundial da Saúde (OMS) em torno da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, a iniciativa é voltada especialmente para jovens com idades entre 18 e 25 anos – grupo que está mais exposto ao risco de acidentes de trânsito.
Na cidade do Rio de Janeiro, diversas ações intersetoriais serão desenvolvidas para chamar atenção para essa questão. Na terça-feira, 18 de setembro, técnicos da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Educação e da CET-Rio estarão no Parque Madureira, de 9h às 14h, para promover atividades educativas sobre uso da bicicleta como transporte alternativo e não poluente. Na quinta-feira, dia 20, a ONG Transporte Ativo organiza o Desafio Intermodal – uma espécie de gincana, que levará os participantes da Central do Brasil à Praça Antero de Quental, no Leblon, por meio de diferentes tipos de meios de transporte, dentre eles, a bicicleta. O objetivo é descobrir qual a forma mais rápida e segura de locomoção na cidade.
Na sexta-feira, 21, uma performance criativa vai chamar atenção de quem passa pelas ruas do Centro. Na Vaga Viva, dezenas de pessoas interagem em espaços públicos da cidade que seriam ocupados por apenas uma unidade privada: o carro. As ações acontecem de 7h às 19h, na Rua Senador Dantas, em frente ao nº 84, e na Praça Tiradentes, em frente ao nº 48. A atividade é promovida pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, na sigla em inglês), o coletivo Studio X e a ONG Transporte Ativo.
Na quinta-feira, a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro promove o Seminário de Acidentes de Trânsito no Município do Rio de Janeiro, com palestras sobre fatores de risco e vulnerabilidades no âmbito da mobilidade urbana. O evento acontece de 9h às 17h, em Botafogo (Rua Dona Mariana, 48, 7º andar).
E a mobilização continua…
A programação continua na próxima semana, com a comemoração do Dia Mundial Sem Carro no sábado, 22 de setembro. A Escola Infantil de Trânsito, no Parque dos Patins, na Lagoa, promove um encontro para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre segurança no uso da bicicleta como meio de transporte. Nos dias seguintes, de 23 a 25 de setembro, a cidade do Rio de Janeiro sedia o 2º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – BiciRio.
 A abertura do evento será marcada por um passeio ciclístico, no domingo, dia 23. A largada será às 9h, no Parque do Flamengo, em frente ao Monumento dos Pracinhas. Na segunda-feira, um grupo de 80 pessoas previamente inscritas participará de visita técnica ao Centro de Operações Bike Rio, para conhecer os projetos de integração da bicicleta aos sistemas de transportes públicos no Rio de Janeiro. A programação também inclui uma conferência técnica, com palestras e debates, a ser realizada dia 25, terça-feira, no auditório do Centro Empresarial Rio (Praia de Botafogo, 228, 2º andar).
Você vai participar da mobilização pela Semana Nacional de Trânsito e o Dia Mundial Sem Carro? Envie suas contribuições para elosdasaude@gmail.com.

>> Confira a programação da Semana Nacional de Mobilidade Urbana na cidade do Rio de Janeiro

>> Acesse uma biblioteca exclusiva sobre o uso da bicicleta como meio de transporte
>> Conheça a campanha Quem faz o trânsito sou eu

Nenhum comentário:

Postar um comentário