quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Saiba quais são os cuidados essenciais para o início da vida sexual do adolescente

 http://www.blog.saude.gov.br/
Saiba quais são os cuidados essenciais para o início da vida sexual do adolescente:

Foto: Corbis Images
O início da vida sexual do homem é um processo natural e faz parte do desenvolvimento de todos. No entanto, muitos parentes e amigos acabam incentivando o adolescente a ter a primeira relação sexual sem estar preparado.
A coordenadora da Saúde do Adolescente do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, explica que é o próprio rapaz que deve escolher o momento de ter a primeira relação sexual.”Todo nosso processo de crescimento está muito relacionado as suas relações afetivas. Essa questão da masculinidade é um processo que a gente precisa na educação com os filhos mostrar que essa pressão não ajuda o adolescente a viver uma relação afetiva que possa contribuir com ele .”
A jornalista Cláudia Guerreiro é mãe de um adolescente de dezesseis anos. Ela respeita a individualidade do filho, mas sempre o orienta a viver a sexualidade de forma responsável. ” Muitas vezes, as pessoas pensam nisso focando nas meninas. Não são as meninas que têm que ter esse cuidado. As meninas tem que ter mas os meninos também. Sobretudo a responsabilidade tem que ser partilhada. Esse momento tem que ser pensado, falado e discutido. ”
A coordenadora da Saúde do Adolescente do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, dá razão à jornalista Cláudia Guerreiro. De Lamare lembra que o uso da camisinha, por exemplo, é fundamental.” O preservativo é fundamental A gente fala que preservativo não tem como não usar. É igual a escovar os dentes. Não tem como não sair de casa e não escovar os dentes. Então não tem como ter relação sexual e não usar camisinha.”
Para orientar pais e filhos sobre os cuidados essenciais à saude dos adolescentes e jovens, o Ministério da Saúde criou a Caderneta do Adolescente. O documento está disponível de graça em vários centros de saúde do país.
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário