quinta-feira, 18 de outubro de 2012

FIQUE SABENDO - Menopausa deve ser encarada com tranquilidade

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Corbis Images
Cansaço, calor excessivo, alterações no humor, insônia e depressão são alguns dos sintomas da menopausa, fase em que ocorre o final do ciclo reprodutivo da mulher, a partir dos 45 anos. No dia 18 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Menopausa e o Ministério da Saúde alerta para a importância dos cuidados necessários nessa fase de vida das mulheres.
Compreender melhor as alterações que acontecem no corpo feminino pode ajudar a encarar este momento com mais tranquilidade. A coordenadora da área técnica da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, reforça que esta é uma fase que todas as mulheres vão passar. “A questão principal é como as mulheres encaram esta etapa. Isso é muito importante para ajudar no alívio dos sintomas. Tem que deixar claro que a menopausa não é uma doença, e sim, uma fase natural”, diz Esther Vilela.
A alimentação saudável, prática de atividades físicas e uma vida sexual ativa contribuem para aliviar os sintomas da menopausa. O Ministério da Saúde também recomenda medicamentos fitoterápicos, como o isoflavona, que está na lista do Sistema Único de Saúde (SUS) e atua como um substituto do estrógeno (hormônio que sofre notável queda no período do climatério – transição do período reprodutivo para o não-reprodutivo) e contribui para a manutenção do equilíbrio hormonal.
A coordenadora destaca que essa fase também é considerada como a síndrome do ninho vazio, quando os filhos saem de casa e a mulher se sente sozinha, um pouco fora de sua função. “Muitas vezes é um momento de crise e o apoio familiar e dos amigos é essencial”, afirma.
O atendimento à mulher na menopausa é realizado de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. O Ministério da Saúde promove ações de promoção e acompanhamento da saúde da mulher, por meio da ajuda dos profissionais de saúde nas Unidades Básicas de Saúde. Um guia está sendo elaborado para auxiliar os profissionais de saúde no atendimento às mulheres nesta fase. A previsão é que seja lançado em 2013.
Gabriella Vieira / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário