sábado, 13 de outubro de 2012

Palhaços levam alegria e ajudam no tratamento de crianças internadas no INC

 http://www.blog.saude.gov.br/
Palhaços levam alegria e ajudam no tratamento de crianças internadas no INC:

 Instituto Nacional de Cardiologia é referência do Ministério da Saúde no tratamento e cirurgia de doenças graves do coração. | Foto: Drew Myers/Corbis
Crianças e adolescentes internados no INC, Instituto Nacional de Cardiologia, no Rio de Janeiro, enfrentam um tratamento difícil, mas com momentos de muita alegria e risos. Há quase dois meses, os palhaços Tilhinha e Tatuí, do grupo Sapato Velho, visitam o hospital duas vezes por semana, se apresentam nos quartos e enfermarias e arrancam gargalhadas dos pequenos pacientes e acompanhantes.
O ator Dio Jaime Vianna, que interpreta o palhaço Tatuí, diz que as visitas são momentos de levar alegria e esperança: ”A gente prepara, ensaia muito, prepara os truques com todo carinho do mundo, se concentra para doar. Com a figura do palhaço, a gente consegue se distanciar e tirar aquelas pessoas daquela realidade, todo mundo que está dentro daquele ambiente. A gente imagina que consegue por alguns instantes aliviar a dor ou então tirar aquelas pessoas dali.”
Para a dona de casa, Márcia Oliveira, que está com a filha de um ano e dez meses internada no INC há um mês, os palhaços melhoram o ambiente do hospital. A filha dela já passou por quatro cirurgias no coração, mas mesmo assim consegue dar boas gargalhas quando recebe a visita dos palhaços: ”Hoje o doutor brincando com ela aqui tinha um palhacinho na beirada da cama dela e ele falou: ‘olha o palhacinho’ e ela falou o nome do palhaço que veio e ela esteve com ele semana passada, ela não esqueceu o nome dele. Isso faz muito bem, ela ficou muito feliz e eles foram embora e ela: ‘quer palhaço, mamãe, quer palhaço, mamãe’. Então é muito bom!”
Segundo a terapeuta ocupacional do INC, Márcia de Faria, os palhaços diminuem a dor e o sofrimento da criança: ”Eles têm uma linguagem toda própria, uma linguagem do reino da fantasia, fazem aquelas besteiras e as crianças riem e se identificam muito com os palhaços e isso ajuda as crianças a ponderarem a internação, a não ficaram com aquela associação imediata de hospital dor, hospital sofrimento. O hospital é além da dor, além do sofrimento, é apostar numa melhora.”
Inaugurado há 40 anos, o Instituto Nacional de Cardiologia é referência do Ministério da Saúde no tratamento e cirurgia de doenças graves do coração.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário