quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Rio abre matrículas na rede municipal para alunos especiais


http://www.blogeducacao.org.br

Rio abre matrículas na rede municipal para alunos especiais

10 de outubro de 2012

Crédito: iStock
As matrículas para alunos com necessidades especiais na rede municipal do Rio de Janeiro (RJ) começaram ontem (9) e vão até o dia 19 de outubro. Os pais interessados devem preencher um cadastro na internet, no site Matrícula Digital. Alunos com deficiências que já estudam nas escolas municipais terão a matrícula renovada automaticamente.
A cidade possui dez escolas especiais e classes especiais em escolas regulares. Os pais podem matricular seus filhos em uma dessas opções ou, ainda, em turmas regulares, valorizando a inclusão.
Os alunos com deficiência auditiva serão beneficiados, ano que vem, com o projeto Escola-Piloto de Educação Bilíngue, que já atua em 19 unidades e expandirá para mais duas escolas em 2013. Durante o projeto, profissionais com conhecimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras fazem com que os estudantes com surdez consigam acompanhar as aulas juntamente com os demais alunos.
Os pais que não tiverem acesso à internet poderão dirigir-se a uma das centrais de atendimento localizadas em 60 unidades da rede municipal. As centrais funcionarão das 8h às 17h. Ao preencher o cadastro, os pais deverão informar até cinco escolas em que gostariam de matricular seus filhos. É preciso ter em mãos o endereço completo para o cadastro. Ao finalizar a inscrição, o responsável receberá um aviso informando onde o aluno deverá comparecer para avaliação com a área de educação especial da prefeitura. Caso o estudante matriculado tenha algum laudo médico, é importante que os pais levem o documento para a avaliação.
Com informações do jornal O Globo.

Saiba mais!
Língua Brasileira de Sinais – Libras: Língua composta de sinais (gestos) usada pelos deficientes auditivos e/ou mudos. A Libras veio para possibilitar a comunicação e, dessa forma, aumentar a inclusão do deficiente no mercado de trabalho e no meio social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário