sexta-feira, 2 de novembro de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 03 a 09 de novembro

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 03 a 09 de novembro:
SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA
Esta semana, dois eventos no Rio de Janeiro integram a mobilização pró-saúde da população negra, que acontece em todo o país de 27 de outubro, quando se comemora o Dia da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra, a 20 de novembro, data dedicada à Consciência Negra. Na quarta-feira, 7 de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro promove o Seminário Saúde da População Negra – Gestores do SUS no Combate ao Racismo. Além de palestras, debates e oficinas, a programação inclui o lançamento do vídeo “O Cuidar nos Terreiros”, da revista em quadrinhos “Laroiê: Promoção da Saúde nos Terreiros” e da série de cartões postais “Orixás da Saúde”. O evento será realizado de 8h30 às 17h, no Rio’s Presidente Hotel, no Centro (Rua Pedro I, nº 19). As inscrições devem ser feitas até 05 de novembro pelo e-mail gestao.participativa@saude.rj.gov.br.
Na sexta-feira, 09 de novembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) promove o II Seminário Saúde da População Negra em Debate e a Reunião da Juventude Pró II Encontro Nacional da Juventude Negra, de 9h às 17h, em seu salão internacional. Os eventos pretendem aprofundar a discussão sobre o desenvolvimento de pesquisas em saúde realizadas com a temática da população negra, com o compromisso de refletir a respeito da validade, utilidade ou necessidade do uso desse recorte e em que medida ele colabora com a ampliação da equidade. Também será exposto um panorama da situação da violência contra a juventude negra no Brasil, discutindo modelos para evitar mortes precoces à luz do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra – Plano Juventude Viva.
SAÚDE DO CORAÇÃO
Estão abertas até segunda-feira, 05 de novembro, as inscrições para curso sobre doenças cardiovasculares e seus fatores de risco, organizado pela Gerência de Treinamento e Monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ). O curso será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Convenções Sul América – salões BALL 4 e 5, na Cidade Nova. A atividade tratará de temas como hipertensão arterial sistêmica, síndrome  metabólica e doença arterial coronariana. Médicos, enfermeiros e residentes de medicina e enfermagem interessados devem se inscrever pelo link http://migre.me/b1lk2.
MESTRADO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Estão abertas até sexta-feira, 9 de novembro, as inscrições para o mestrado profissional em  Vigilância em Saúde na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz). O curso é voltado para profissionais de nível superior interessados em contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde da população da Região Leste do Estado do Rio de Janeiro. Serão priorizados candidatos que atuem nas áreas de saúde, ambiente, educação, planejamento, gestão, segurança pública e desenvolvimento local, com vínculo de trabalho com instituições da região.
HOMENAGEM A DRUMMOND
O Instituto de Arte Tear, na Tijuca, promove nesta sexta-feira, 9 de novembro, um sarau em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, que em 31 de outubro completaria 110 anos. A partir das 18h, poetas, poetisas e amantes da literatura vão recitar poemas e contos do escritor mineiro. A programação também inclui apresentação do coral ASA e o lançamento do livro “Conversas sobre poesia com Carlos Drummond de Andrade”, de Domingo Gonzales Cruz. Mais informações:  (21)2238.4927 | 3238-3690.
CINEMA NIGERIANO
Começa nesta terça-feira, 6 de novembro, a mostra de filmes “Nollywood – O caso do cinema nigeriano”, com uma seleção de 12 filmes produzidos em Nollywood, a indústria cinematográfica da Nigéria, que completa 20 anos em 2012. A iniciativa é promovida pela CAIXA Cultural do Rio de Janeiro e segue até 18 de novembro, com mesas de debates com convidados internacionais. Nesta semana, os filmes serão exibidos em duas sessões diárias, às 15h30 e às 17h30. De 14 a 17 de novembro, sempre às 19h, serão realizados debates com diretores dos filmes e especialistas no tema. A programação é gratuita. Confira a programação completa da mostra “Nollywood – O caso do cinema nigeriano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário