segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CAFÉ COM IDEIAS: INTERSETORIALIDADE PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE

 http://elosdasaude.wordpress.com/
Como as Coordenadorias de Saúde das Áreas de Planejamento, as CAPs, podem qualificar as ações intersetoriais em seus territórios?
 
Esta pergunta foi o ponto de partida para o Café com Ideias – encontro entre coordenadores de CAPs promovido em outubro pela Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (CPAI/SPS/SMSDC-RJ). A dinâmica proporcionou a troca de ideias e experiências sobre o tema da intersetorialidade e fomentou o debate sobre como transformar este conceito em prática, contribuindo para ações efetivas de promoção da saúde nos territórios.
“O Café com Ideias é um processo de conversação simples e poderoso, que valoriza os diferentes saberes, vivências e pontos de vista, proporcionando um diálogo colaborativo. A atividade acessa a inteligência coletiva e cria possibilidades inovadoras de ação”, apresenta a coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ, Viviane Manso Castello Branco.

Café com Ideias: Uma dinâmica divertida e integradora para compartilhar experiências e propostas sobre intersetorialidade e promoção da saúde
A iniciativa é baseada nas metodologias “Café da Equidade” e “World Café” e convida cada participante a aproveitar a oportunidade para enriquecer-se com a experiência dos demais.  ”Na prática, a reunião se transforma em um grande toró de palpites.Os participantes são organizados em pequenos grupos, ao redor de mesas cobertas com papel para rabiscar, desenhar ou escrever e a dinâmica acontece em três rodadas de conversa, de cerca de vinte minutos cada”, explica Viviane.
Uma pessoa permanece em cada mesa, como “anfitriã”, e tem o papel de receber os novos participantes e fazer uma síntese das novidades e questões mais relevantes trazidas pelo grupo anterior. As pessoas que trocam de mesa são chamadas de “embaixadoras” e tem a missão de levar às outras mesas as ideias-chave que emergiram da conversa anterior. O troca-troca de grupos faz com que as ideias circulem por todas as mesas e contagiem todos os participantes. Ao final das três rodadas, compartilhamos a síntese do debate numa conversa ampla, envolvendo todos os parceiros
“Neste bate-papo, destacamos padrões, sistematizamos o conhecimento coletivo e levantamos as possibilidades de ação e propostas de desdobramentos. É fundamental criar um ambiente gostoso, em que as pessoas se sintam bem-vindas e à vontade. Uma boa ideia é servir um lanche saudável e saboroso, como nozes, castanhas, frutas secas, uvas, maças, sucos e chás”, conta Viviane.
Para garantir a o envolvimento de todos os participantes e o melhor aproveitamento da dinâmica, o Café com Ideias conta com uma etiqueta toda especial, que é apresentada ao grupo antes do início da atividade:
  • Foque no que interessa
  • Contribua com o seu pensamento
  • Fale com sua mente e seu coração
  • Escute para entender
  • Ligue e conecte ideias
  • Converse, rabisque, desenhe, escreva nas toalhas de mesa a sua contribuição para o debate
  • Valorize e registre ideias, descobertas e questões mais relevantes
  • Relaxe e aproveite este momento. Afinal, é conversando que a gente se entende!
Quer promover ou participar de um Café com Ideias?
Envie um email para elosdasaude@gmail.com
>> Baixe o arquivo com a Etiqueta do Café, para distribuir em seu evento
>> Acesse o relatório do Café com Ideias – Intersetorialidade para a Promoção da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário