domingo, 25 de novembro de 2012

Consumo de vitamina D ajuda na prevenção de diabetes

 http://www.ecologiamedica.net/
Consumo de vitamina D ajuda na prevenção de diabetes:

Segundo um estudo feito por cientistas do Tufts Medical Center, em Boston, a vitamina D pode ajudar a prevenir diabetes em pessoas com grandes chances de desenvolver a doença. Mesmo que o controle de outros fatores de risco, como obesidade e sedentarismo, ainda seja a melhor maneira de prevenir a doença, ingerir mais vitamina D aparentemente também reduz os riscos da doença.

A pesquisa durou três anos e foi feita com duas mil pessoas com altos níveis de açúcar no sangue, mas que ainda não tinham diabetes - estágio chamado pré-diabetes. Elas foram divididas em três grupos. O primeiro grupo recebia suplementos de vitamina D, o segundo ingeria placebo e o terceiro não recebeu nenhum tipo de complemento na dieta. 

Segundo os cientistas, os participantes que tomaram suplementos de vitamina D, e que tinham em média 30 nanogramas da vitamina para cada mililitro de sangue, estavam 38% menos propensos a desenvolver diabetes do que aqueles que apresentavam 13 nanogramas por mililitros.

De acordo com os autores do estudo, isso acontece porque a vitamina D, aparentemente, melhora a produção de insulina pelo organismo. Como esse hormônio é responsável pela quebra do açúcar e é necessário para que as células consigam absorver a glicose, a vitamina D consequentemente ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. 

A vitamina D pode ser encontrada no leite, óleo de fígado de peixe e alguns cereais que são fortificados com essa vitamina. O corpo pode absorver boa quantidade de vitamina D com exposição à luz solar de 10 a 15 minutos, duas vezes ao dia.

A ingestão recomendada pelo U.S. Dietary Reference Intake para crianças e adultos de até 50 anos é de cinco microgramas por dia (200 UI/dia). A recomendação aumenta para 10 microgramas/dia (400 UI/dia) para pessoas entre 50-71 anos de idade e para 15 microgramas/dia para idosos acima dos 70 anos. Para saber como ingerir corretamente essas doses, vale ficar atento aos rótulos dos alimentos.

Fonte: http://migre.me/bKrla

Nenhum comentário:

Postar um comentário