quinta-feira, 8 de novembro de 2012

FIQUE SABENDO - Como estimular o desenvolvimento do bebê

 http://www.pediatriabrasil.com.br/
Como estimular o desenvolvimento do bebê:
por Enf.ª Maylu Souza,
colunista do Pediatria Brasil e autora do Enf.ª Maylu Souza
O desenvolvimento infantil está associado a fatores biológicos, genéticos e ambientais, danos que ocorram durante o período gestacional podem resultar em situações deficientes futuras.
Cada criança se desenvolve da sua maneira.
Todo mês o bebê aprende novas habilidades e há marcos de desenvolvimento que são esperados a cada mês, por exemplo:
1º Mês – Reconhece a voz da mãe e o leite materno, a audição e o paladar estão mais desenvolvidos do que a visão. Seus movimentos são descoordenados.
2º Mês – Começa a emitir os primeiros sons e a sorrir voluntariamente.
3º Mês – Começa a sustentar os músculos do pescoço, aprende a levar a sua mãozinha a boca.
4º Mês – A visão está mais desenvolvida, segue pessoas e objetos com os olhos, consegue ficar sentado com apoio por alguns minutos.
5º Mês - Gira sobre o abdômen, realiza movimentos mais voluntários.
6º Mês - O equilíbrio e a coordenação motora estão mais evoluídos. Balbucia e resmunga, usa tons diferentes para demonstrar raiva, alegria, dúvida e desapontamento.
7º Mês - Entre o sétimo e o nono mês, a criança pode bater palma, mesmo que de forma descoordenada.
8º Mês – Senta com apoio, estica os braços pedindo colo.
9º Mês – Começa a engatinhar.
10º Mês - Imita alguns sons que ouve. Sua expressão facial demonstra quando sente medo, alegria ou irritação. Segura objetos com o polegar na posição de pinça.
11º Mês - Passa a maior parte do tempo em pé. A fala já está bem desenvolvida.
12º Mês – Dá os primeiros passinhos e fala as primeiras palavras.
18º Mês - Consegue saltar sobre os dois pés e andar quase correndo, sabe subir e descer escadas, consegue ficar sentado sozinho.
24º Mês - O cérebro está totalmente formado. Sua linguagem está bem mais elaborada. Já tem capacidade de compreender uma média de 200 palavras e inventar outras.

Algumas atividades e brinquedos sugeridos

Converse bastante com o bebê. Você sabia que já pode começar a ler para ele ainda na barriga? Em torno da 20ª semana gestacional o feto já começa a ouvir sons, é importante que a mãe converse com a criança para ela acostumar com o som da sua voz. Após o nascimento continue conversando e lendo histórias mesmo que ele não entenda ainda o conteúdo.
Use e abuse do toque. Outra ferramenta importante para estimular o desenvolvimento infantil é o toque. Massagear o bebê (como no caso da massagem Shantala) também fortalece o vínculo mãe-bebê.
Capriche nos acessórios e brinquedinhos. Invista em brinquedos adequados para a faixa etária do bebe. Durante os primeiros seis meses use móbiles e brinquedinhos coloridos e musicais, chocalhos e mordedores.
Dos 6 aos 12 meses use brinquedos flutuantes de borracha durante o banho, chocalhos, brinquedos de encaixe, brinquedos que produzam sons por meio de botões para apertar, girar ou empurrar como telefones e brinquedos para martelar ou montar e desmontar.
Após o 1º ano, como a habilidade motora já está mais desenvolvida utilize triciclos, escorregadores, balanços, andadores (de empurrar), brinquedos de puxar, montar e desmontar, objetos com diferentes texturas, sons e cores, livrinhos com ilustrações e álbuns com fotos de familiares.
Maylu Souza é Enfermeira Obstetra, Especialista em Saúde Pública e Docência do Ensino Superior. Visite o site Enf.ª Maylu Souza.

Mais artigos de Maylu Souza

A importância do Aleitamento Materno
A Higiene do Bebê
O que por na mala do bebê

Leia também:

Desenvolvimento infantil: o que é considerado normal?
Com que idade o bebê começa a andar?
Fonte: Pediatria Brasil
Foto: Stock.xchng, alesia17
Última atualização: 08/11/2012.
Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário