quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

FIQUE SABENDO - Ministro da Saúde entrega equipamento ao Rio Imagem

 http://www.blog.saude.gov.br/
Ministro da Saúde entrega equipamento ao Rio Imagem:

Com novo equipamento, a previsão é de que sejam realizados cerca de 40 exames por mês de coração e 150 de mama. Foto: Erasmo Salomão – Ascom/MS
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou nesta terça-feira (11) das comemorações do primeiro ano de atividade do Centro de Diagnóstico por Imagem da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o Rio Imagem. E também participou da inauguração do segundo aparelho de ressonância magnética, para exames cardíacos e de mama. A previsão é de que sejam realizados cerca de 40 exames por mês de coração e 150 de mama. O investimento é de R$ 2,8 milhões. O novo aparelho irá contribuir para aumentar o atendimento do Rio Imagem que neste primeiro ano, realizou 187 mil exames.
A ressonância de coração é indicada para o estudo do funcionamento do miocárdio (principal músculo cardíaco) e diagnóstico de inflamações. Já a ressonância de mama é indicada para detecção de tumores em mamas densas (de pacientes jovens ou submetidas a radioterapia) ou com prótese de silicone.
Depois de visitar a sala de Ressonância Magnética – onde foi instalado o novo equipamento – o ministro da saúde destacou o sucesso do modelo de gestão adotado pelo Rio Imagem. “Trata-se de uma iniciativa ousada que ajuda a cumprir a grande prioridade do SUS, que é reduzir o tempo de espera no atendimento, aliado à humanização do tratamento”, completa.
O Centro conta com um sistema de marcação de consultas descentralizado e dispõe de um serviço em que as secretarias municipais de saúde podem agendar os exames online. Mais de 80% dos pacientes recebem os resultados dos exames em menos de 20 minutos. Na ocasião, também foi anunciada a chegada, de um PETscan e uma terceira ressonância magnética para 2013.
Outra novidade é que, a partir do ano que vem, conforme o governo do Estado, os médicos que estiverem terminando o terceiro ano de residência e quiserem se especializar em diagnóstico por imagem poderão também procurar o Centro. A unidade será a primeira instituição pública do Rio de Janeiro a abrir edital para concurso de aperfeiçoamento com foco em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.
Rio Imagem – O Centro de Diagnóstico por Imagem da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro é o primeiro Centro de Diagnóstico por Imagem e reúne equipamentos de última geração para atendimento de usuários do SUS. Na época de sua inauguração, o valor do investimento foi de R$ 33,5 milhões.
Entre os exames atualmente oferecidos estão: ressonância magnética (com sedação); mamografia, tomografia, doppler vascular (análise do fluxo sanguíneo); ultrassonografia; ecocardiografia e radiografia.
O Rio Imagem funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas. Aos sábados o horário de funcionamento é das 8 às 17 horas e, no domingo, das 8 às 13 horas. O atendimento é gratuito e feito a pacientes encaminhados por unidades da rede pública de saúde, ambulatórios e os hospitais.
Fonte: Geisa Araújo / Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário