quinta-feira, 19 de julho de 2012

AMAMENTAÇÃO: “SAÚDE, O SEIO DA QUESTÃO”

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AMAMENTAÇÃO: “SAÚDE, O SEIO DA QUESTÃO”:
“Bebê sarado mama no peito”. Este é o mote da II Campanha Nacional de Amamentação “Saúde, o Seio da Questão”, que acontece em todo o Brasil, de 1º a 7 de agosto, quando se comemora também o Mês de Valorização da PaternidadeO lançamento da campanha acontece na próxima terça-feira, 24 de julho, de 9h às 13h, na Vila Olímpica da Mangueira (Rua Santos Melo, 73 – São Francisco Xavier, Rio de Janeiro, RJ).
A iniciativa é promovida pelo Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, com o apoio do Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e integra as ações da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2012), promovida pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês) e pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN, também em inglês).
Este ano, a madrinha da campanha é a atriz Daniele Suzuki, que conta a sua experiência ao amamentar o filho Kauai:
A coordenadora geral da II Campanha Nacional de Amamentação “Saúde, o Seio da Questão”, a fonoaudióloga Flávia Bessa, conta que o objetivo é tirar dúvidas que mães e pais enfrentam durante o período da amamentação. “Polos de informação sobre aleitamento materno serão montados em todo o Estado do Rio de Janeiro e fonoaudiólogos estarão à disposição para conversar com as famílias e difundir informações, como a recomendação do Ministério da Saúde sobre o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê”, apresenta Flávia.
Paternidade e amamentação
A coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), Viviane Manso Castello Branco, lembra que  os pais exercem um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento de seus filhos – inclusive no momento da amamentação.
“Os pais podem contribuir – e muito – para  sucesso da amamentação, incentivando e apoiando a parceira nesta fase tão delicada. Levar um copo d’água ou de suco para a mulher que amamenta, ajudar a cuidar da casa e dos outros filhos são algumas sugestões para os papais”, aponta Viviane.
O envolvimento dos pais na amamentação é o tema do Mês de Valorização da Paternidade 2012, comemorado em agosto, e será o mote para a criação de um cartão postal da série Colecione Saúde. A campanha é uma iniciativa do Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais de organizações governamentais e não-governamentais, universidades e demais pessoas interessadas.
Participe!
Conheça a página do Mês de Valorização da Paternidade do Facebook e compartilhe a sua experiência.
>> Lembre: Mês de Valorização da Paternidade 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário