sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

‘O segredo está no tom da aula’, diz Salman Khan

 http://porvir.org/
“É que meu pai é professor”, respondeu o pequeno Imran, no inglês tímido de uma criança de quatro anos, quando perguntado por que tanta gente queria falar com o pai dele. Enquanto isso, no ambiente ao lado, Salman Khan, ou apenas Sal, atendia as últimas pessoas de uma legião de interessados em conhecê-lo, saber suas ideias e opiniões sobre educação, após evento promovido pela Fundação Lemann, em São Paulo. No dia anterior, o educador que ensina 6 milhões de alunos por mês encontrou-se com a presidenta Dilma Rousseff e com o ministro da Educação Aloisio Mercadante. Nesta quinta-feira (17), contou como tem feito suas aulas chegarem a todos os países de mundo. O segredo do sucesso? O tom das aulas, simplifica ele.
Salman Khan lembra que, no início de sua empreitada, ele gravava suas aulas endereçando os comentários para parentes, que viviam em Nova Orleans e precisavam de ajuda em matemática. Mas ele reconhece que, até aí, não tinha nada de inovador. “Não fui a primeira pessoa que postou videoaulas no YouTube”, diz ele. “O que eu acho que me fez ficar popular foi o fato de eu estar falando para os meus primos, pessoas com quem eu me importava. Eu fui muito direto, eu falava o que vinha na minha cabeça”, revela o educador.
Não tendo um script prévio, nem nenhum tipo de amarra formal, suas explicações ficaram leves e interessantes, acredita. “As pessoas têm medo de cometer erros, seguem scripts. Quando eu erro, eu rio. Com isso, os alunos podiam ver que matemática não é acertar da primeira vez. O tom que eu uso nos vídeos é o tom que eu to usando agora, de conversa. N-ã-o f-a-l-o c-o-m-o s-e o-s a-l-u-n-o-s n-ã-o f-ô-s-s-e-m i-n-t-e-l-i-g-e-n-t-e-s”, brinca Khan, falando lentamente.
A audiência de São Paulo, Khan apresentou as ferramentas da Khan Academy e apresentou algumas de suas visões sobre as mudanças necessárias dos sistemas de ensino. O Porvir traz um infográfico que resume as principais informações sobre a plataforma do americano e guarda para amanhã, última matéria da Semana Khan, os frutos da vinda do professor ao Brasil, ações concretas que podem impactar um futuro próximo, além de algumas de suas perspectivas para o futuro. Confira!
Regiany Silva / Porvir

Nenhum comentário:

Postar um comentário