quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Usar ou não o cotonete?… Eis a questão

 http://www.blogdasaude.com.br/
Durante as pesquisas para escrever este post sobre “usar ou não o cotonete” encontrei opiniões diferentes de alguns profissionais da área de otorrinolaringologia e até mesmo nos conteúdos publicados na internet. Então, como tirar essa dúvida?
Bom, se você tem esse hábito já deve ter notado que, na maioria das vezes, o cotonete entra e sai limpo do ouvido. Então, já se perguntou por que faz isso? … tem gente que fica até frustrada quando isso acontece – “como assim não sai nada?”.
Entre algumas teorias, esse pode ser um hábito que vem desde criança, cultivado pelas mães (aquele excesso de zelo em manter seu neném sempre limpo), até uma simples sensação de prazer. O fato é que usamos porque achamos que o ouvido deve ser limpo.
 
Nesse ponto, muitos médicos defendem que os ouvidos foram feitos para ‘se cuidarem sozinhos’ e não necessitam de nenhuma higiene. Todos os mamíferos, inclusive, têm ouvidos iguais e só o homem se preocupa em limpar os seus.
Segundo o Dr. Pedro Albernaz, otorrinolaringologista do Hospital Israelita Albert Einstein, o cerume (ou no popular ‘cera’) é uma secreção protetora, não é sujeira. “A limpeza só deve ser feita pelo médico e no caso de pessoas que estão com os ouvidos tapados por excesso de formação de cerume”, diz.
Para os que defendem o não uso, o cotonete deve ficar bem longe da orelha. Agora, na opinião de alguns médicos, a limpeza regular do “pavilhão auditivo externo” não traz nenhum malefício.
 
O otorrinolaringologista Leonardo Sá explica: o pavilhão auditivo externo (ou orelha) é a parte visível aos olhos. Ele ressalta que NÃO SE DEVE INTRODUZIR nenhum objeto no canal do ouvido, pois pode causar lesões desde a formação de uma rolha de cerume, passando por infecções otológicas, como a otite externa, até mesmo perfurações timpânicas.
“Para as pessoas que formam quantidades normais de cerume o cotonete é quase sempre inútil, muitas vezes causa reação eczematosa da pele por extrair a pequena película impermeabilizante formada pelo cerume”, alerta o Dr. Pedro Albernaz.
A pediatra e consultora do programa Bem Estar, Ana Escobar, segue a mesma linha de opinião. Na televisão ela chamou a atenção das mamães que costumam exagerar na limpeza e retiram a cera durante a higiene do ouvido do filho. Segundo ela, a cera é uma defesa do organismo contra bactérias e não deve ser retirada em excesso. A introdução de cotonetes no canal auditivo é prejudicial.
“De modo geral, recomendamos às pessoas que formam muito cerume a consultar o médico a cada seis meses ou a cada ano, mas a maioria das pessoas não necessita de ‘check-up’ dos ouvidos”, diz Albernaz.
Mesmo com opiniões diferentes, pode-se dizer que existe uma conclusão em comum entre usar ou não o cotonete: ele NUNCA deve entrar no canal do ouvido. Usar o cotonete só por usar é um hábito que não traz benefícios e pode prejudicar a sua saúde. O melhor é seguir a recomendação médica de realizar a limpeza apenas na parte externa do ouvido (a visível aos olhos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário