segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

FIQUE SABENDO - Na volta às aulas, atenção: dificuldade na aprendizagem pode ser um sinal de problemas de saúde

 http://www.blogdasaude.com.br/
Período de observação dos alunos, hora de conversar também com a sua Unidade de saúde de Referência, informe-se sobre quem é responsável pelo seu território na sua CRE.
 
Para as crianças tudo é novidade.  São curiosas, agitadas, observam tudo que acontece ao seu redor.  Estão sempre em busca de novos aprendizados. Entretanto, o prazer das descobertas pode ser abalado por deficiências visuais e auditivas, e o pior, em muitos casos, sem que os pais e professores notem. A dificuldade na aprendizagem pode ser um sintoma de que algo não vai bem com a saúde!
Com a volta das crianças à escola, pais e professores devem ficar atentos ao comportamento dos filhos e alunos. Os pequenos dão sinais de que não estão enxergando ou ouvindo bem, o que pode comprometer, inclusive, o desempenho nos estudos.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30% das crianças apresentam algum tipo de problema nos olhos. Destas, 20% vão precisar de óculos na idade escolar. Por isso, devem ser considerados sinais como chegar muito próximo à televisão, ter dores constantes de cabeça, franzir a testa para conseguir ler ou enxergar algo e esfregar os olhos com frequência. O médico oftalmologista Marcello Colombo Barboza, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos (São Paulo), alerta ainda aos professores que observem se o aluno demora para copiar as atividades, tem falta de atenção ou necessidade de sentar muito perto da lousa. “No fundo, o motivo de desatenção, desinteresse e da dificuldade em aprender pode ser um problema de visão, que ainda não foi descoberto. Daí a importância de levar a criança ao oftalmologista anualmente, já a partir do primeiro ano de vida”, diz Colombo Barboza.
“Os professores, muitas vezes, são os primeiros a identificar problemas de visão nos alunos, que reclamam de dificuldade para enxergar a lousa. Na perda auditiva, a situação não é diferente. Lentidão no aprendizado ou falta de concentração podem ser sinais de perda auditiva”, afirma Talita Donini, fonoaudióloga do Hear the World.  Estima-se que no Brasil a cada mil crianças recém-nascidas 3 a 5 são surdas. Crianças em idade escolar que são portadoras de deficiência auditiva leve e flutuante chegam a 15%, sendo que 2% delas exigiriam o uso de aparelhos de amplificação sonora. A falta de atenção é um dos sinais, assim como, pedir com frequência para aumentar o volume da televisão, preferir brincar sozinha, se mostrar “avoada”.
É de extrema importância ter estes profissionais bem orientados, pois eles convivem com as crianças boa parte do tempo e precisam estar capacitados para reconhecer a perda auditiva ainda no princípio. “Como o problema é assintomático, registros comprovam que, em média, as pessoas levam sete anos entre detectar o problema e iniciar o tratamento”, informa Talita. “É fundamental detectar o problema precocemente para não comprometer o desempenho escolar da criança e assegurar a qualidade visual para toda a vida, uma vez que o olho humano adquire sua forma definitiva aos sete anos de idade”, finaliza Colombo Barboza.
Preocupados com os dados, uma iniciativa inédita no Brasil se propõe a alertar os pais e educadores a identificar os sintomas da perda auditiva nos alunos e a procurar a solução adequada. A ação faz parte do Hear the World (www.hear-the-world.com/br) que tem por objetivo conscientizar o público em geral sobre os cuidados com a audição, e no Brasil, acabam de incluir a produção de um vídeo, o filme “Ouvir e Aprender” para ampliar os resultados.
Sinais de problemas visuais nas crianças:
  •  Dor ou coceira nos olhos/ Dificuldade em distinguir cores
  • “Olho torto”/ Testa franzida para focar imagens
  • Assistir televisão muito próximo ao aparelho
  • Dores de cabeça após a leitura e as aulas/Olhos vermelhos e irritados
  • Dificuldade em enxergar o que está escrito na lousa/ Desinteresse em sala de aula/Lentidão ao copiar as informações
  • Aproximar demais dos olhos livros e cadernos para ler e escrever
Sinais de problemas auditivos nas crianças:
  • a criança não reage a barulhos fortes;
  • não atende quando é chamado pelo nome;
  • pede para aumentar o som da TV, computador ou telefone com frequência;
  • dificuldade em manter a atenção;- se mostra “avoada”;
  • parece irritada e dificilmente faz vínculos com outras crianças;
  • prefere brincar sozinha;
  • dificuldade na alfabetização/ troca de fonemas na escrita/ dificuldade de

Nenhum comentário:

Postar um comentário