sexta-feira, 15 de março de 2013

Dia Mundial do Rim reforça cuidados com a prevenção da agressão aguda ao órgão

 http://www.blog.saude.gov.br/
Repassando para todos...

Foto: Images.com/Corbis
Para reforçar o papel fundamental dos rins na manutenção do organismo, e a importância do cuidado deste órgão, é lembrado nesta quinta-feira (14), o Dia Mundial do Rim. “Órgão depurador responsável pela retirada das toxinas produzidas pelo metabolismo, as orientações mais importantes para a saúde renal incluem evitar a obesidade e sedentarismo, não fumar e limitar a ingestão de sal”, orienta a médica Ana Beatriz Barra, responsável pelo Serviço de Nefrologia do Hospital Federal da Lagoa (RJ), vinculado ao Ministério da Saúde. E completa: “Se for diabético ou hipertenso, é muito importante para os rins controlar a glicemia e a pressão, pois estes são fatores de risco que contribuem para a perda de função renal”.
Este ano a campanha é voltada para diminuir a falência do rim aguda. Dirigida para os profissionais da Saúde, o tema tem como objetivo educar e conscientizar sobre a prevenção da agressão aguda aos rins. Ela pode causar perda da função renal, que inclui a diminuição da produção de urina e da eliminação das toxinas.
De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2011, considerando a população brasileira maior de 18 anos, 23% é hipertensa, 5,6% diabética, 18% fumante, 48% estão com excesso de peso e 16% são obesos, dados preocupantes quando o assunto é a saúde dos rins.
Portanto, como a doença renal é silenciosa, a nefrologista destaca a importância do acompanhamento destes pacientes pela Atenção Primária. “Médicos da Saúde da Família e clínicos gerais devem investigar se têm algum histórico de doença renal ou familiar com pressão alta ou com diabetes, para que possam encaminhar precocemente ao nefrologista. É fundamental a conscientização dos profissionais da saúde sobre a importância da prevenção das doenças renais e do diagnóstico precoce”, observa Ana Beatriz Barra. A médica explica que esta prevenção é feita por meio dos exames laboratoriais creatinina e exame de urina simples (EAS).
Fonte: Ana Paula Ferraz/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário