sexta-feira, 1 de março de 2013

Escola de Combate ao Trabalho Infantil abre inscrições para educadores da rede pública

 http://www.blogeducacao.org.br/
 
Criado em 2012, por uma parceria entre a Fundação Telefônica e o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor  - Ceats, da Fundação Instituto de Administração – FIA, o curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil – ECTI está com inscrições abertas, a partir do dia 04 de março, para a capacitação virtual de educadores da rede pública de todo o País.
Baseado no curso ECA na Escola, projeto que teve aproximadamente 11 mil profissionais certificados, o ECTI passou por uma reavaliação. Atualmente, tem como meta esclarecer questões relacionadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, direcionado para ações de combate ao trabalho infantil nas escolas. “O conteúdo do curso continua abordando a questão dos direitos da criança e do adolescente, mas com foco voltado para o trabalho infantil”, explica do coordenador do ECTI, Propercio Rezende.
Intermediado por profissionais da área de educação, especializados no ECA, o ECTI pretende abordar o tema do trabalho infantil no Brasil e fortalecer a cultura de respeito aos direitos humanos entre alunos e professores. O curso também visa contribuir para a efetivação da Lei 11.525, que, desde 2007, prevê a inserção de temas relacionados ao Estatuto no ensino fundamental.
Uma das diretrizes do curso é mudar a percepção sobre o trabalho na infância.  “Existe em nossa sociedade uma aceitação do trabalho infantil, uma cultura de que o trabalho é um benefício para a criança”, afirma Rezende. Os educadores participantes serão capacitados para produzir materiais sobre o tema em diversas plataformas.
Após realizar a capacitação no ano de 2012, a professora da escola EMEIF Frei Lauro Schwarte, Francimary Martins Timbo, reavaliou o seu ponto de vista sobre o trabalho infantil e, por meio de atividades, influenciou a atitude dos alunos. “Antes, eles viam o trabalho como solução e, hoje, veem como um problema”, diz. As discussões foram além das salas de aulas e envolveram até as famílias. “Hoje, eles me avisam quando alguém está trabalhando, com a certeza de que isso não pode acontecer”, completa.
Até 6.500 vagas serão disponibilizadas, os educadores das regiões Norte e Nordeste serão priorizados na seleção. A plataforma do curso à distância poderá ser utilizada a partir do dia 21 de março. As primeiras aulas começam no dia 2 de abril. As inscrições podem ser feitas pelo site Promenino.
Com informações do Promenino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário