terça-feira, 19 de outubro de 2010

Alimentação dos Bebês

A alimentação dos recém-nascidos deve ter cuidados especiais. Enquanto seu bebê se alimenta apenas com leite materno, a introdução de outros alimentos deve ser adiada, pelo menos até o sétimo mês de vida.
O leite materno tem todos os nutrientes que seu filho (a) precisa. A recomendação para antecipar a introdução de outros alimentos é aceita quando ele já é alimentado com fórmula (leite de vaca).
Além das questões afetivas, o aleitamento materno é recomendado por todos os órgãos de saúde do mundo, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Mais ainda, existem diversas pesquisas em vários países – sobretudo os em desenvolvimento, como o Brasil – indicando que a mortalidade infantil está altamente relacionada com a passagem precoce do aleitamento materno para a introdução dos chamados alimentos complementares. Alguns pesquisadores descobriram que os complementares reduzem a absorção de nutrientes próprios do leite (materno), como o zinco e o ferro.
Existem casos em que a mãe não pode alimentar seu bebê, pelo menos até o sétimo mês. Nestas situações, a recomendação é a introdução gradativa de novos alimentos, como suco de frutas (laranja-lima ou seleta, cenoura, tomate, entre outros) e papas de frutas (banana-maçã, maçã, pêra, abacate ou mamão). As sopas serão introduzidas após seu bebê acostumar com outros alimentos líquidos e sólidos; e agora, com a adoção da sopa, ele experimentará as comidas salgadas.
A partir do sétimo mês você pode oferecer peixe (cação, filé de pescada) e cereais (arroz, macarrão, ervilha). E, depois do 8º e 9º meses, comece a introduzir a carne, o frango (desfiado), o fígado e peixe moídos – tudo com cuidado para que ele não engasgue.
A quantidade dos alimentos que serão adicionados na alimentação – não importa a fase – deve ter um critério bem avaliado. Fale com seu pediatra para as indicações corretas. Outra dica importante é a rotina que você estabelecerá para uma saudável alimentação do seu bebê, proporcionando bons nutrientes e disciplina.
Se a falta de uma alimentação adequada é um problema – caso da desnutrição e, pior ainda, da mortalidade infantil -, os excessos também devem ser evitados.
Recentemente, uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, identificou que bebês com sobrepeso podem ter atraso em seu desenvolvimento motor, como nas habilidades de rolar, engatinhar e sentar.
A avaliação foi feita com 215 bebês em diversos momentos até os 18 meses de idade. Na observação dos pesquisadores, 20% daqueles que estavam acima do peso tiveram esse atraso indicado em testes de 14 a 21 habilidades, e 23% dos bebês que apresentaram níveis acima da média de gordura na barriga, no braço e na parte de cima das costas também apresentaram problemas no desenvolvimento motor.
A pesquisa não é conclusiva, mas pode indicar caminhos. Sobretudo em relação à alimentação. A indicação é sempre evitar alimentos com muitas calorias e que tenham pouca quantidade de nutrientes, como no caso de bolos, biscoitos, refrigerantes, doces em geral.
Ao contrário, na fase da alimentação, como citei antes, deve-se incluir uma boa quantidade de verduras, legumes, hortaliças e frutas, pois estes alimentos são riquíssimos em nutrientes, necessários para o bom desenvolvimento em todas as fases de qualquer criança – e adulto também!

Por Dr. Sylvio Renan às 14h27 -
FONTE BLOG DO PEDIATRA SYLVIO RENAN - UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário