terça-feira, 19 de outubro de 2010

Violência - Reconhecendo os Diferentes Tipos de Violência




Existem vários tipos diferentes de violência: violência sexual, física, psicológica, bullying e outras.

Violência física
Uso da força ou atos de omissão praticados pelos pais ou responsáveis, com o objetivo claro ou não de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros e tapas, agressões com diversos objetos e queimaduras causadas por objetos ou líquidos quentes.


Alguns Indicadores da Violência Física

O local mais acometido pelos maus-tratos no corpo da criança e do adolescente é a pele. Tipos de lesão incluem desde vermelhidão, equimoses ou hematomas até queimaduras de 3º grau. É comum haver marcas do instrumento utilizado para espancar crianças ou adolescentes: elas podem apresentar forma de vara, de fios, de cinto ou até mesmo da mão do agressor. Nos quadros abaixo temos algumas marcas que sinalizam a violência ocorrida:
Violência psicológica
Rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito e punições exageradas são formas comuns desse tipo de agressão, que não deixam marcas visíveis, mas marcam por toda a vida.
Negligência
Ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para seu desenvolvimento.

Síndrome do bebê sacudido (Shaken Baby Syndrome)
Esta síndrome se refere a lesões de gravidade variáveis, que ocorrem quando uma criança, geralmente um lactente, é severa ou violentamente sacudida.
Podem ocorrer em conseqüência:
• cegueira ou lesões oftalmológicas
• atraso no desenvolvimento
• convulsões
• lesões da coluna vertebral
• lesões cerebrais
• morte

Síndrome de Münchausen por procuração

Entidade relativamente rara, de difícil diagnóstico, caracterizado pela produção intencional ou pela simulação de sintomas e sinais físicos ou psicológicos em uma criança ou adolescente, levando muitas vezes a procedimentos diagnósticos desnecessários e potencialmente danosos.

Violência sexual
Abuso de poder no qual a criança ou adolescente é usado para gratificação
sexual de um adulto, sendo induzida ou forçada a práticas sexuais com ou sem violência física.


Bullying
Bullying é o uso do poder ou da força para intimidar ou perseguir os outros na escola (school place bullying) ou no trabalho (work place bullying). As vítimas dessa intimidação repetida e recorrente são normalmente pessoas que sem defesas são incapazes de motivar outras para agir em seu apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário