sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Alunos do 8º ano da rede municipal fazem Simuladão da Prova Rio 2010




Teste também será realizado por alunos do 3º, 4º e 7º anos no dia 5 de outubro

30/09/2010 » Autor: Juliana Gomes

A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, participou, nesta quinta-feira (dia 30), da abertura do Simulado Prova Rio 2010, no Maracanãzinho, na Zona Norte da cidade. No local, 5.500 alunos de todas as turmas de 8º ano das escolas municipais do Centro, Zona Sul e Zona Norte da rede pública municipal fizeram o Simuladão. Os outros 2.250 alunos de 8º ano das escolas da Zona Oeste realizaram o simulado no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. De acordo com a secretária Claudia Costin, o simulado tem como objetivo familiarizar os alunos com o modelo de avaliação usado na Prova Rio, que ocorrerá entre os dias 18 e 22 de outubro.


– Muito em breve esses jovens farão a Prova Rio. Precisamos dessas avaliações para acompanhar o desenvolvimento escolar dos nossos alunos para, com isso, melhorar a qualidade da educação e proporcionar a cada aluno a realização de seus sonhos – afirmou a secretária Claudia Costin.


O teste aplicado foi de múltipla escolha. Os alunos do 8º ano responderam 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. A correção ficará a cargo dos professores da rede municipal e os resultados sairão na terceira semana de outubro, juntamente com o resultado do simuladão realizado pelos alunos do 3º, 4º e 7º anos no dia 5 de outubro, em suas unidades escolares.


A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, acrescentou, também, que a prática de fazer provas e deveres de casas na rede está se consolidando.


– Com a aprovação automática, os alunos pararam de fazer provas e deveres de casa. Agora estamos mostrando a eles a importância de serem avaliados e, também, que fazer prova não é motivo de tristeza – observou a secretária.


Em 2009, a Secretaria Municipal de Educação aplicou a Prova Rio para os alunos do 3º e 7º anos, pois, em 2011, são eles que farão a Prova Brasil, quando estarão no 5º e 9º anos. Para manter essa avaliação continuada, a Prova Rio também será aplicada, neste ano, às turmas de 4 e 8º anos, que são os mesmos alunos que fizeram a Prova Rio em 2009. Dessa maneira, a Secretaria terá como acompanhar o desenvolvimento dessas crianças neste período, tendo, assim, subsídios para melhorar o ensino.


Prova Rio


A Prova Rio é realizada todo ano e vai gerar o Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (IDE-Rio). Trata-se de uma avaliação externa de Rendimento Escolar cujo objetivo é apontar a qualidade do ensino na Rede Municipal. A avaliação visa a recolher indicadores comparativos de desempenho que servirão de base para futuras tomadas de decisões no âmbito da escola e nas diferentes esferas do sistema educacional. Além disso, a Prova Rio servirá de base para a premiação anual dos professores e funcionários das escolas, dentro do Termo de Compromisso de Desempenho Escolar.


Termo de Compromisso de Desempenho Escolar

O Termo de Compromisso de Desempenho Escolar assinado por todas as escolas da rede municipal estabelece metas de aprendizagem e de gestão, que visam à melhoria da qualidade do ensino e das escolas de toda a rede municipal. Professores e servidores das escolas que conseguirem atingir as metas estabelecidas receberão o Prêmio Anual de Desempenho, que será equivalente a um salário. Já nas 151 Escolas do Amanhã, o valor do prêmio será de um salário e meio. O prêmio referente a 2009 começou a ser pago para os servidores em setembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário