sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MINHA CASA MINHA VIDA

POSTADO EM 26 DE SETEMBRO DE 2010
PREFEITURA ENTREGA APARTAMENTOS A FAMÍLIAS VÍTIMAS DAS CHUVAS DE ABRIL

O prefeito Eduardo Paes entregou na manhã deste domingo, dia 26, as chaves de 473 apartamentos a famílias que foram atingidas pelas chuvas do mês de abril e que estavam recebendo aluguel social da Prefeitura do Rio. Essas famílias perderam suas casas ou tiveram que deixá-las por estarem em área de risco.


Os condomínios Jardim Anápolis, Vivendas das Castanheiras e Vivendas das Andorinhas foram construídos em Cosmos, na Zona Oeste. As unidades habitacionais possuem sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço.


Em seu discurso, o prefeito Eduardo Paes lembrou a tragédia das chuvas e também falou da importância de oferecer moradia digna à população:


- A vida das pessoas a gente não recupera. Mas, toda vez que a gente dá um passo importante como o que estamos dando aqui hoje, é a certeza de que teremos menos gente sujeita a esse sofrimento. O que dá enorme satisfação é poder ir para casa, sabendo que vocês terão um conforto que até hoje ainda não tinham. E também saber que vocês vão poder, daqui para frente, morar numa casa confortável, em um lugar organizado, com ambiente de segurança e podendo criar seus filhos com dignidade.


Além dos novos moradores de Cosmos, participaram da cerimônia de entrega das chaves dos apartamentos, o secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, a superintendente da Caixa Econômica Federal no Rio, Nelma Tavares, e os subprefeitos das zonas Norte e Oeste e da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, André Luiz dos Santos, Edimar Teixeira e Tiago Mohamed, respectivamente.


O prefeito Eduardo Paes também ressaltou a importância do programa Minha Casa Minha Vida e disse que a Prefeitura do Rio foi a primeira do Brasil a aderir a esse programa habitacional:
- Esse programa é especial. Com ele vamos impedir que problemas como ocorreram em abril se repitam na cidade.
Os apartamentos do Jardim Anápolis e do Vivendas das Castanheiras, que somam 216 unidades, serão ocupados por famílias que moravam na comunidade Parque Columbia, às margens do Rio Acari, na Pavuna, uma das áreas que estão sendo integralmente reassentadas. Já os 212 imóveis do Condomínio Vivendas das Andorinhas serão entregues para os moradores de cinco comunidades de Jacarepaguá: Carioca, Cidade de Deus, Chácara Flora, Santa Maria e São Sebastião.

Segundo o secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, os apartamentos possuem 42 metros quadrados e também foram construídas unidades para os deficientes.

- Vocês vão receber esse empreendimento e vão morar de uma forma decente. Pode cair chuva, que não tem mais risco para vocês. Nós vamos entregar outras moradias para outras famílias que necessitam. Cuidem bem porque é patrimônio de vocês, é da família de vocês.
Deila Ferreira dos Santos, que morava na Cidade de Deus e vai residir no condomínio Vivendas das Andorinhas, se emocionou ao falar sobre a nova moradia.
- Esse é um sonho realizado. Estamos aqui para agradecer o recebimento das chaves das nossas casas, que é praticamente nascer de novo. Ter uma vida digna, viver em um ambiente onde a gente pode ter sossego, sem preocupação de chuva e desabamento.
Desde o início do governo, 5.100 famílias em toda a cidade saíram de áreas de risco e receberam novas casas ou estão sendo beneficiadas com o programa aluguel social da Prefeitura do Rio.
Texto: Anna Beatriz Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário