sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DIRETO DO D.O.

Planetário recebe exposição internacional de imagens da Terra vista do espaço.
Evento é apresentado pelos ministérios da Ciência da Alemanha e do Brasil
Nesta segunda-feira, 18 de outubro, inaugura no Planetário da Gávea a exposição temporária “Olho do Céu”, apresentada pelos ministérios de Ciência da Alemanha e Ciência e Tecnologia do Brasil, em parceria com a Fundação Planetário. Serão exibidas 30 imagens da Terra feitas por satélite e fornecidas pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR). A compilação das imagens será exibida pela 1ª vez, através do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010/11, e ficará exposta no Planetário até o dia 24.
Participarão da abertura oficial, que acontecerá às 15 horas, Michael Worbs, Cônsul da República Alemã, e Celso Cunha, presidente da Fundação Planetário.
A exposição apresenta fotografias de todo o mundo, principalmente da América Latina. Câmeras supersensíveis registraram a Terra à noite, as aglomerações populacionais e as grandes cidades. Os Andes, que se estendem por grande parte do continente sulamericano, o Rio de Janeiro e o ponto mais meridional do continente, que vai do noroeste do Peru até o Cabo de Hornos, são também algumas imagens que vão compor a mostra.
As fotografias de satélite da exibição foram selecionadas por razões estéticas. Elas trazem também importantes benefícios ao monitoramento ambiental e ao gerenciamento de catástrofes. O sensoriamento remoto dos satélites fornece informações contínuas, abrangentes e extensivas sobre a totalidade do sistema terrestre. Esses dados de observação são utilizados no estudo da atmosfera, das superfícies da Terra, dos oceanos e das camadas polares.
O Planetário da Gávea será o primeiro anfitrião do “Olho do Céu”. Em seguida, a exposição viajará a outras cidades em todas as regiões do Brasil. Já estão no roteiro São Paulo, Porto Alegre, Brasilia, Salvador, Recife, Belem e Manaus.
Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010/11
As inovações são a base fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a competitividade científica da Alemanha e do Brasil. Uma forte parceria une esses dois países há mais de 40 anos no campo da ciência e pesquisa. Para celebrar esta parceria de sucesso e dar-lhe um novo impulso, a Ministra Federal da Alemanha para a Educação e Pesquisa, Annette Schavan e o Ministro Brasileiro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, deram início ao Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação - 2010/11.
O Planetário da Gávea fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100. Gávea. Informações pelo telefone: 21- 2274-0046. Siga o Planetário também pelo twitter: www.twitter.com/planetariodorio.
Visite o Planetário. É Cultura. É Ciência. È do Rio


Início do tópico SETA.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário