quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ORELHAS DE ABANO: Problema que faz as crianças serem alvo de chacotas tem solução simples pelo SUS

LOC/REPÓRTER: Crianças que possuem as orelhas mais pra frente, as chamadas 'orelhas de abano', acabam sofrendo com as brincadeiras dos coleginhas de escola. Mas, por volta dos cinco ou seis anos de idade, o problema já pode ser resolvido por meio de cirurgia. A otoplastia é feita pelo SUS e, segundo o otorrinolaringologista do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Sidney Magaldi, é justamente por volta dos seis anos que o problema começa a incomodar os pequenos.

TEC/SONORA: otorrinolaringologista – Sidney Magaldi

"A criança, normalmente, até os cinco, seis anos de idade, quando ela ta ainda naquela faixa de inocência, ela não liga muito pra isso. Por volta dos cinco, seis anos é que a criança já entra naquela fase de escolaridade e que a visão dela do mundo começa a mudar. E a partir daí as 'brincadeiras' vão acontecendo."

LOC/REPÓRTER: O otorrinolaringologista explica que em muitos casos a chamada 'orelha de abano' aparece por causa de um problema de formação ainda durante a gestação.

TEC/SONORA: otorrinolaringologista – Sidney Magaldi

"Normalmente, isso se dá ainda no período de formação da criança, no período intra-uterino, em que você tem uma falta da dobradura da cartilagem da anti-helix. Fica com aquele aspecto característico de uma orelha um pouco protusa, um pouco proeminente e isso foge às características normais da nossa sociedade. E isso acaba sendo alvo de muita chacota, de muita implicância por parte principalmente das crianças."

LOC/REPÓRTER: Antes dos cinco ou seis anos de idade, o otorrinolaringologista do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, afirma que não é ideal fazer a cirurgia, uma vez que a criança ainda está em fase de crescimento e a correção pode ser feita a mais ou a menos, não alcançando o resultado esperado.

Reportagem, Gisele Daemon

Nenhum comentário:

Postar um comentário