sábado, 9 de outubro de 2010

Rio vai estender horário na rede municipal de educação para sete horas diárias

Publicada em 08/10/2010 às 23h40m
Ruben Berta
RIO - A rede municipal de Educação do Rio começará a implementar no ano que vem a ampliação do horário escolar das atuais quatro horas e meia para sete horas diárias. A Câmara dos Vereadores aprovou quinta-feira um projeto de lei proposto pelo presidente da Casa, Jorge Felippe (PMDB), que estabelece a nova regra. Pelo texto, que deve ser sancionado pelo prefeito Eduardo Paes nos próximos dias, a partir de 2011, 10% das unidades terão de se adaptar por ano, até que se chegue à totalidade dos colégios.

O projeto estabelece prioridade para a extensão do horário para as regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O texto ainda abre espaço para que os alunos permaneçam nas escolas, após a carga horária, desde que estejam praticando atividades extracurriculares e haja um consenso entre o sistema escolar e os familiares do estudante.

A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, elogiou a iniciativa da Câmara e disse que já começou a ser feita a preparação para que as primeiras escolas sejam adequadas já no início do próximo ano letivo:

- Para a melhoria da aprendizagem, é uma iniciativa importante. É algo que vai demandar um esforço grande, mas vamos começar no ano que vem - garantiu.

Um terço das escolas tem horário integral
O horário estendido de sete horas não existe atualmente na rede municipal. Das 1.064 unidades, segundo a Secretaria de Educação, cerca de um terço é de escolas em horário integral: das 7h15m às 17h. No restante da rede, é aplicado o horário parcial, de quatro horas e meia. Entre os colégios de horário integral, 79 são Cieps, modelo concebido por Darcy Ribeiro e Leonel Brizola que aos poucos foi sendo abandonado no estado.

O presidente da Câmara, vereador Jorge Felippe, disse acreditar que em até dez anos toda a rede já possa estar funcionando no horário de sete horas diárias.

- Os países desenvolvidos, que tem a educação como prioridade, adotam medidas como essa - destacou.

A Secretaria de Educação ainda definirá nas próximas semanas qual será o modelo curricular a ser implementado no horário estendido, definindo se serão disciplinas da grade regular ou também atividades extras.

A atual gestão da prefeitura já implementou em 2009 um projeto que promove atividades ao longo de todo o dia, além do turno regular: o Escolas do Amanhã. O programa é voltado para as 150 unidades localizadas em comunidades afetadas pela violência.

À época da implantação, foi realizado um estudo minucioso para a definição das unidades participantes. Foram analisados critérios como taxa de evasão, analfabetismo funcional, localização em áreas conflagradas e de risco social sob o domínio do tráfico ou de milícia. Dos 150 colégios, 127 estão localizados em comunidades carentes nas zonas Norte, da Leopoldina e Oeste. Na Zona Sul, o programa funciona em oito escolas em comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário