sexta-feira, 8 de outubro de 2010

SMSDC - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil



Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso realiza mais de 800 procedimentos em 15 dias

O serviço será prestado prioritariamente a pessoas a partir dos 60 anos, portadoras de doenças que necessitem de cuidados contínuos e que possam ser feitos na residência

O novo Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI), que oferece assistência em casa a pessoas com mais de 60 anos, teve início em 25/8. O serviço é prestado prioritariamente a portadores de doenças que necessitam de cuidados contínuos e que possam ser feitos na residência. O programa faz parte do Plano de Metas da Prefeitura, vai realizar 15 mil procedimentos por ano e, para tanto, conta com nove equipes de saúde. Em menos de um mês já realizou mais de 800 procedimentos. O programa é desenvolvido pela SMSDC, em parceria com a Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV).

Desenvolvido pela SMSDC, o PADI cuida de pessoas com doenças crônicas passíveis de recuperação funcional e com autonomia. Os principais benefícios são: aceleração da recuperação, redução do tempo médio de internação hospitalar e liberação dos leitos para outros pacientes, além da participação da família. Além disso, o programa trabalha a desospitalização e a reabilitação dos pacientes provenientes dos hospitais de emergência do Rio por meio do atendimento domiciliar.



As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Os hospitais Souza Aguiar, no Centro, Miguel Couto, na Gávea, e Salgado Filho, no Méier, são as unidades de referência para as equipes e servirão de apoio para o trabalho dos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário